Pedra Badejo, 12 Mai (Inforpress) – A vereadora das Finanças da Câmara Municipal de Santa Cruz afirmou hoje que a taxa de execução do relatório de actividades e contas de gerência referentes ao ano económico de 2022 foram de mais de 90 por cento (%).
Jamira Duarte falava à imprensa, a propósito da sessão da Assembleia Municipal local que esteve reunida para apreciar o relatório de actividades e as contas de gerência da edilidade referentes ao ano 2022, que mereceram a aprovação da bancada do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV, partido que gere a câmara) e do Movimento para a Democracia (MpD, oposição).
“Estamos a falar de mais de 90 por cento (%) de realizações dentro do quadro previsto para o ano de 2022 e priorizamos investimentos que visaram dar continuidade à dinâmica do município”, afirmou a autarca.
Lembrou ainda que em 2022, a autarquia implementou programas e políticas de incentivos aos operadores económicos para enfrentarem as crises e as famílias na criação de emprego e nas actividades geradoras de rendimento.
Na mesma linha, a líder da bancada do PAICV, Teresa Silva, fez uma apreciação positiva dos dois documentos, tendo enaltecido o empenho da edilidade e dos parceiros locais, nacionais e internacionais, que possibilitaram a implementação da maioria das acções do plano de actividades.
De entre os ganhos de 2022, destacou obras de requalificação urbana e ambiental, reabilitação de infra-estruturas escolares e formação de jovens.
A líder da bancada do MpD, Ivanilda Vaz, por seu lado, fez uma apreciação negativa dos dois instrumentos, sustentando que os mesmos não foram concretizados, e que tiveram mais despesas do que arrecadação de receitas.
Para próximo orçamento camarário pediu “maior aposta” na educação, segurança e saúde.
FM/JMV
Inforpress/Fim