Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Santa Cruz: Presidente de câmara destaca ganhos do sistema educativo no município

Pedra Badejo, 22 Abr (Inforpress) – O presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz afirmou hoje que, apesar das “dificuldades e dos obstáculos”, o município ao longo dos 50 anos da sua criação registou “ganhos” em todos os níveis e subsistema do ensino.

Carlos Silva falava na abertura do primeiro seminário municipal de Educação, sob o lema “Ser educador: desafios do presente e do futuro”, realizado no âmbito da celebração dos 50 anos da criação do município, assinalado no passado 29 de Março, e da comemoração do Dia do Professor Cabo-verdiano, assinalado a 23 de Abril.

“Em jeito de balanço, podemos afirmar que nesses 50 anos, apesar das dificuldades e dos obstáculos, o sistema educativo, no município de Santa Cruz, tem vindo a melhorar e a desenvolver-se em todos os níveis e subsistema do ensino, sem esquecer do impulsionamento da sua gente”, congratulou-se.

“Hoje, podemos contar com uma sociedade mais escolarizada, mais civilizada e mais desenvolvida, registando mais acesso e inclusão ao sistema de ensino, tendo mais igualdade e equidade de oportunidades em termos de meios, recursos e condições socioeconômicas por parte das famílias, reduzindo as assimetrias a nível do concelho, por causa da sua geografia, do seu tamanho populacional e da sua dispersão territorial”, reforçou o autarca.

Entretanto, o chefe do executivo camarário reconheceu que o desafio continua, sustentando que ter uma sociedade altamente escolarizada requer, complementarmente, garantir que o seu capital humano esteja altamente qualificado e competitivo capaz de garantir uma sociedade desenvolvida, competitiva, resiliente e inclusiva.

A nível do ensino secundário, lamentou o facto de até esse momento o município ter um único liceu perante uma população aproximadamente de 28 mil habitantes.

Tal situação que, segundo ele, “clama urgentemente” pela construção de dois polos do ensino secundário, sendo um em Achada Fazenda e o outro em Cancelo, evitando o abandono escolar por causa das despesas do transporte escolar e garantindo o ensino mais próximo da comunidade.

Em termos de ensino pré-escolar, assegurou que a câmara tem “apostado fortemente” na construção, reabilitação e equipamento das salas de aulas, incluindo água, sanitário, energia elétrica e internet, e ainda na qualificação e o treinamento das monitoras.

Sobre o ensino básico, não obstante até o momento, em média, cada localidade ter uma escola, apontou como “luta maior” a manutenção e os seus respectivos equipamentos, incluindo água, rede sanitária, energia eléctrica e internet, bem como a necessidade cada vez mais na qualificação e treinamento dos professores.

Relativamente ao seminário, disse acreditar que os professores presentes vão saber aproveitar esta oportunidade para enriquecerem as suas bibliotecas em matéria do conhecimento e que saberão partilhar com os seus alunos.

“Educação no contexto actual: desafios e perspectivas”, “o futuro que nos aguarda na educação: cenários, desafios e estratégias”, “clima escolar: recomendações pedagógicas em tempo de pandemia, e “os desafios do educador na nova era: do analógico ao digital” são as temáticas a serem abordadas durante o dia de hoje.

A iniciativa, promovida pela Câmara Municipal de Santa Cruz em parceria com a Delegação do Ministério da Educação, e que decorreu no Salão Nobre dos Paços do Concelho, é destinada aos professores e dirigentes educativos do município.

FM/ZS

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos