Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Santa Cruz: Presidente da JPAI enaltece “grande trabalho” da Associação Caretta Caretta na protecção das tartarugas (c/áudio)

Pedra Badejo, 12 Jun (Inforpress) – O presidente da Juventude do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (JPAI), Fidel Cardoso, destacou hoje o “grande trabalho” da Associação Ambiental Caretta Caretta na protecção das tartarugas em Santa Cruz. 

O também deputado nacional deslocou-se hoje de manhã ao município de Santa Cruz, no interior de Santiago, para conhecer de perto a estrutura, os constrangimentos, os desafios e o trabalho desenvolvido por esta organização no domínio da conservação ambiental, mormente a protecção de tartarugas marinhas.

“Gostaríamos de enaltecer o grande trabalho que tem sido feito por esta associação e outras no domínio da protecção das tartarugas. Não obstante, é claro que precisam de mais apoios e do reconhecimento pelo trabalho que têm feito por parte dos governantes, dos políticos e da própria sociedade civil”, disse à Inforpress.

De entre as questões que foram levantadas por esta associação ambiental, Fidel Cardoso destacou o fraco patrulhamento no domínio ambiental.

A este propósito, propôs a retoma do protocolo existente entre as Forças Armadas e estas associações ambientais, que segundo lembrou, além de proteger as tartarugas vai também fazer com que não se apanhe as areias nas respectivas praias.

E, tendo em conta, que segundo ele, Cabo Verde por ser o segundo ponto “mais importante” de nidificação da espécie de tartarugas carreta-carreta a nível do atlântico e terceiro a nível mundial, lembrou que o arquipélago tem a responsabilidade conservar e de devolver ao Mundo esta espécie marinha em “boas condições”.

“(…) Queria deixar este apelo a todo País, em especial aos jovens para que abracemos esta causa que terá como principal finalidade a proteger a nossa biodiversidade e de garantir a sustentabilidade ambiental do nosso País”, apelou, pedindo aos jovens para aderirem à campanha de voluntariado de patrulhamento das praias lançada por esta associação.

Não obstante, ter enaltecido o trabalho dessas associações na protecção das tartarugas, Fidel Cardoso criticou as autoridades por não fazer cumprir a lei de 2017 que criminaliza a apanha e consumo de ovos e carne dessa espécie marinha.

“O Estado não tem cumprido bem o seu papel nesse quesito e já temos as consequências que é uma autêntica chacina e um verdadeiro cemitério [de carapaças] de tartarugas que foram encontradas nas praias de Mangue e Achada Baleia e que foi denunciado com indiginação pela Associação Ambiental Carreta Carreta”, criticou Fidel Cardoso.

A falta da autoridade do Estado no exercício do poder, a questão do patrulhamento das praias de desova das tartarugas e o pouco apoio para a sua monitorização, e entre outras questões ambientais são as preocupações que, o jovem deputado vai levar e defender no Parlamento.

Aliás, assegurou que enquanto jovem e deputado que vai estar na linha da frente nas questões ambientais e mudanças climáticas.

No dia 02 de Junho, a Associação Ambiental Carreta Carreta denunciou a “matança de tartaruga marinha”, por ter deparado durante um censo realizado nas praias de Mangue, Praia Baixo e Achada Baleia, com mais de 100 carapaças dessa espécie.

Conforme explicou, esta ONG, devido à localização distante da sua base de apoio e de falta de recursos para manter voluntários para patrulhar, as referidas praias são alvos constantes desta prática.

“A apanha de fêmeas e ovos nas praias durante o período de desova são uma das principais ameaças à sobrevivência das tartarugas”, lembrou a Associação Ambiental Carreta Carreta, que tem aberta a inscrição de voluntários de protecção de tartarugas marinhas nas praias de Areia Grande, Mangue, Praia Baixo, e Achada Baleia.

FM/CP

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos