Santa Cruz: Presidente da câmara diz que cais de pesca vai servir toda a região Santiago Norte

Pedra Badejo, 28 Fev (Inforpress) – O presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz, Carlos Silva, considerou as obras de reabilitação do cais de pesca de Pedra Badejo inauguradas hoje “um grande investimento” e vão servir toda a região Santiago Norte e não só.

Trata-se de uma infra-estrutura co-financiada pelo Governo, através do Ministério do Mar, em mais de 6.000 contos, que, além das obras de reabilitação, foi apetrechada com equipamentos como bancadas inoxidáveis, balanças e electrobomba para bombagem de água salgada.

“Estamos perante um investimento com capacidade para servir Santa Cruz, a região Santiago Norte e não só. A partir de hoje, outras embarcações vão nos visitar para abastecerem o gelo e futuramente combustível para que possam criar condições para fazerem maior captura do pescado”, declarou o autarca.

“De um cais sem condições hoje, apesar de ser pequeno, está bem apetrechado e devidamente requalificado”, congratulou-se, lembrando que a sua materialização é fruto da “excelente” parceria entre o município que dirige, o Governo e outros parceiros nacionais e internacionais.

Por tudo isso, o presidente da câmara pediu “mudança de mentalidade” para que todos estes investimentos possam desenvolver o sector das pescas, que considerou uma actividade económica que pode contribuir para reduzir a pobreza extrema e a pobreza absoluta em Santa Cruz e no País.

Carlos Silva afirmou ainda que de “zero produção gelo”, hoje Santa Cruz passa a produzir 20 toneladas de gelo por dia, referindo-se à entrada em funcionamento da Fábrica de Gelo Mar e Terra, instalada no cais de pesca de Pedra Badejo, um investimento privado orçado em mais de 100 mil contos.

Por sua vez, o ministro do Mar, Abraão Vicente, mostrou-se satisfeito em ver que os homens e mulheres do mar ganharam hoje uma infra-estrutura que os cria criações de trabalho, que o cais de pesca de Santa Cruz ganhou dimensão e qualidade e que Santiago Norte ganhou um investimento de mais de 100 mil contos, referindo-se à Fábrica de Gelo Mar e Terra, ora inaugurada.

O presidente da Associação dos Pescadores e Peixeiras de Pedra Badejo (MORA-POLAR) de Santa Cruz, Francisco Veiga, por seu lado, lembrou que o cais outrora estava em “péssimas condições”, e disse não ter dúvidas de que as obras, ora entregues, são cruciais para o desenvolvimento do sector das pescas.

O pescador disse acreditar ainda que a partir de hoje vão ter melhores condições no tratamento do pescado, tendo em conta a instalação de uma fábrica de gelo no mesmo espaço, que os pescadores e peixeiras santa-cruzenses aguardavam desde 2015.

Paralelamente ao acto, que se enquadra no âmbito das actividades do Dia Nacional do Pescador, comemorado no dia 05 de Fevereiro, o município homenageou um pescador e uma peixeira mais antiga de Santa Cruz pelos contributos dados ao sector da pesca, e ainda procedeu-se à entrega simbólica de cinco das 29 embarcações a serem fibradas.

FM/CP

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos