Pedra Badejo, 18 Set (Inforpress) – O presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz destacou hoje a importância de investir na formação das educadoras de infância, afirmando que a qualificação das mesmas é fundamental para garantir uma educação de qualidade para as crianças.
Carlos Silva fez essa afirmação ao presidir à abertura da Jornada Pedagógica para Monitoras e Educadoras de Infância sob o lema “acolher e educar compromisso de todos”, organizada pela Câmara Municipal de Santa Cruz, através do pelouro da Educação, em parceria com a Câmara Municipal de Oeiras (Portugal).
Na sua intervenção, o autarca assegurou que, além da formação dessas profissionais da educação, o município que dirige está empenhado em investir na melhoria das infra-estruturas e equipamentos educativos, incluindo a construção de novos jardins, reforma dos espaços já existentes e a aquisição de materiais didáticos.
Na ocasião, o edil santa-cruzense aproveitou para agradecer ao Município de Oeiras pela cooperação e disponibilização de técnicos para capacitar as educadoras de infâncias e monitoras desse município santiaguense.
Por sua vez, o vereador da Educação da Câmara Municipal de Oeiras, Pedro Patacho, felicitou a Câmara Municipal de Santa Cruz pela excelente iniciativa, em organizar esta jornada pedagógica, para quem isso é sinal de que Santa Cruz tem a educação como uma das suas prioridades, à semelhança do seu município.
O autarca reiterou a sua satisfação em estar em Santa Cruz, e reafirmou o compromisso desse município português em continuar a colaborar com a sua congénere cabo-verdiana, particularmente na área da educação, pois, segundo sublinhou, a educação é o melhor investimento que se pode fazer e que tem maior retorno.
A jornada, que terá a duração de uma semana, segundo a organização, tem o propósito de capacitar as profissionais da educação pré-escolar, através da partilha de experiências e conhecimentos construídos e de aprofundamento de reflexões sobre as práticas pedagógicas.
Durante a jornada pedagógica, serão abordados temas como a didática da educação pré-escolar, prática pedagógica e gestão de sala de actividade, técnicas de produção de livros infantis, técnicas para contar e dramatizar histórias na educação pré-escolar, consciência fonológica na educação pré-escolar e a importância do conto infantil no desenvolvimento de criança leitora.
FM/JMV
Inforpress/Fim