Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Santa Cruz: Ministra inaugura obras de remodelação da Escola do EB Maria de Fátima Baessa e apela à sua conservação

 

Cidade da Praia, 20 Out (Inforpress) – As obras de remodelação da Escola do Ensino Básico Maria de Fátima Baessa, conhecida como ex-EBC, no concelho de Santa Cruz (ilha de Santiago) foram hoje inauguradas, com forte apelo à sua conservação.

O repleto foi lançado hoje pela ministra da Educação, Maritza Rosabal quando intervinha na cerimónia em presença do delegado do Ministério da Educação, do edil Carlos Silva, alunos, professores, pais e encarregados de educação e ex-alunos.

Construída nos anos de 1980, esta escola que se encontrava em avançado estado de degradação, recebeu obras de profunda remodelação financiadas pelo Governo e Embaixada da República Popular da China em Cabo Verde em cerca de 19 mil contos, e vai albergar alunos de 1º a 8º anos de escolaridade.

“Nós temos que respeitar os investimentos públicos, cuidar, acarinhar na diferença e promover a igualdade de oportunidades, mas promover sobretudo a amizade e a educação”, disse a governante aos professores, alunos, pais e encarregados de educação, apelando também para a conservação e potencializar deste investimento.

Maritza Rosabal lembrou ainda que obras de reabilitação de escolas estão a acontecer um pouco por todo país, e que se prevê entregar ao todo 53 escolas, sendo que no concelho de Santa Cruz, além desta, foram concretizadas mais seis que começaram a ser executadas no  ano anterior.

Por seu turno, o delegado do Ministério da Educação, Adilson Freire disse que a entrega da escola remodelada vai devolver “mais dignidade sobretudo aos professores e alunos”.

O responsável que lamentou o facto de a escola por onde passou a maioria dos quadros do concelho, ter ficado deteriorado ao longo de vários anos, aproveitou e reforçou o apelo no sentido de que “nunca mais” se deixar que esta escola chegue ao ponto de degradação que conheceu até recentemente.

Já o presidente da Câmara Municipal, Carlos Silva afirmou que a inauguração deste estabelecimento de ensino vai ficar na “história do desenvolvimento de Santa Cruz”, tendo em conta que quanto mais capital humano se formar maiores são as condições do desenvolvimento económico e social.

Pelo facto de os alunos passarem mais tempo na escola do que em casa, o autarca solicitou aos pais e encarregados de educação e à toda a comunidade educativa que “zelem para o bom uso” e fazerem com que a mesma esteja sempre protegida e bem conservada.

Carlos Silva que foi aluno e professor na referida escola, aproveitou ainda a presença da ministra da Educação para reivindicar a construção de mais liceus, facultando também um autocarro para o transporte dos alunos.

Os alunos, pais e encarregados de educação presentes ao acto, regozijaram com a obra e se comprometeram a “tudo fazer” para a sua conversação.

FM/FP

Inforpress/Fim

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos