Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Santa Cruz: Localidade de Achada Igreja ganha jardim infantil, Centro Multiuso e arruamento

Pedra Badejo, 14 Mai (Inforpress) – A localidade de Achada Igreja, em Santa Cruz, no interior de Santiago, ganhou hoje um jardim infantil, Centro Multiuso e arruamento, obras feitas com recursos da própria autarquia, num investimento de cerca de 14 mil contos.

O acto de inauguração das obras foi co-presidido pelo presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz, Carlos Vasconcelos, e pela ministra das Infra-estruturas, Ordenamento do Território e Habitação, Eunice Silva.

Para Carlos Silva, a câmara que dirige está satisfeita por entregar estas obras, tendo em conta que estão a cumprir o que prometeram à população dessa comunidade, sobretudo às crianças e aos jovens.

O espaço que alberga um jardim infantil no rés-do-chão, e um centro multiuso no primeiro andar, que alberga uma sala multimédia (equipada com computadores com ligação à internet, impressora e televisão ligada à antena parabólica com vários canais), foi construído, segundo o autarca, para servir crianças, jovens e toda a população dessa comunidade, com pouca mais de 200 pessoas.

Relativamente às obras de requalificação urbana e ambiental, explicou que a mesma faz parte de uma “ambição maior”, que é reabilitar casas, pintar fachadas e construir casas de banho.

A este propósito, informou que a edilidade já concorreu ao programa “Cidades Coloridas” Governo para materializar tal ambição.

“Estas obras são frutos do acreditar, da coragem, da boa vontade, de carinho e de muita amizade para Santa Cruz”, disse, pedindo à população para tirar o máximo de proveito das mesmas.

Na mesma linha de ideias, Eunice Silva, que considerou a Câmara Municipal de Santa Cruz de exemplo de parcerias entre o Governo e as autarquias, manifestou a ambição do executivo em dar continuidade à esta parceria, visando “transformar” aquela comunidade.

Tal transformação, lembrou a ministra, principiou com a reabilitação da Igreja de Santiago Maior e com as obras de requalificação urbana e ambiental, ora inauguradas, que a seu ver deram uma “outra visão” à Achada Igreja.

Relativamente ao jardim infantil e Centro Multiuso, a governante destacou a visão da edilidade de transformar uma casa antiga em um primeiro andar “bem integrado” na comunidade e com tratamento arquitectónico que preservou a sua originalidade.

De acordo com a governante, são investimentos do tipo que o País precisa, por isso disse entender que obras do tipo devem ser replicados em outros pontos de Santa Cruz e de outros concelhos.

Na ocasião, anunciou que o bairro vai beneficiar do programa “Cidades Coloridas”, no âmbito do programa de Requalificação, Reabilitação e Acessibilidades (PRRA), mas, no entanto, pediu a colaboração dos moradores para que juntos possam “transformar” Achada Igreja.

Por sua vez, o jovem Rony, que falava em representação dos moradores, agradeceu a edilidade por todos estes investimentos, que, disse, beneficiam tantas crianças, jovens como adultos e deixou o compromisso de se fazer “bom uso” da infra-estrutura.

FM/JMV
Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos