Pedra Badejo, 19 Set (Inforpress) – A Escola Secundária Alfredo da Cruz Silva, em Santa Cruz, no interior de Santiago, está “completamente reabilitada” após receber obras no interior e exterior do edifício, financiadas pelo Governo, num investimento de 830 contos.
A informação foi avançada hoje à Inforpress pelo delegado do Ministério da Educação de Santa Cruz, Paulino Delgado, que lembrou que aquele estabelecimento de ensino, construído há 28 anos, tinha dado “sinais de degradação”.
O responsável assegurou que as intervenções nos dois blocos, que contemplaram pintura externa, vedação, correcção de fissuras, instalações eléctricas, instalações de camaras de vigilância, bem como impermeabilização de todo o edifício, que custou 680 contos, “satisfazem”.
Na ocasião, Paulino Delgado lembrou que além dessa escola, a Escola Básica de Achada Ponta também recebeu obras de reabilitação e manutenção.
Assim como em Santa Cruz, algumas escolas com necessidades dos demais cinco concelhos de Santiago Norte receberam obras nas casas de banho, substituição de portas e janelas, recuperação de mobiliários, energia eléctrica, entre outras “intervenções necessárias”.
Em Santa Cruz, o ano lectivo 2022/23, assim como na maioria das escolas da região arrancou hoje “sem dificuldades relativamente à falta de professores, de salas de aula e manuais escolares”, não obstante uma sala alugada em Achada Fazenda.
No entanto, o delegado do ME garante que a mesma foi adaptada e reúne as condições para a leccionação, tendo adiantado que com a previsão de construção de mais três salas de aula o problema será solucionado antes do fim do primeiro trimestre.
Segundo este responsável, para este ano lectivo as previsões apontam para um total de 6.670 alunos do Ensino Básico Obrigatório (EBO) ao Ensino Secundário, para 371 professores.
Entretanto, numa ronda feita hoje por algumas escolas dos seis municípios que compõem a região Santiago Norte, a Inforpress encontrou a maioria das escolas aberta, não obstante a pouca presença dos alunos.
A este propósito, os delegados do ME pediram aos pais e encarregados de educação para levarem os filhos à escola, tendo em conta que tudo foi preparado para que o novo ano lectivo inicie hoje.
Por outro lado, estes responsáveis informaram ainda que estão em curso matrículas e renovação de matrículas, lembrando que o processo é gratuito e que somente os alunos do EBO é que vão pagar uma quantia de 500 escudos para a alimentação que vai ser servida pelas cantinas escolares.
Sobre as cantinas escolares, os entrevistados da Inforpress garantiram que os géneros alimentícios já estão nos municípios e que as mesmas vão funcionar a partir deste segunda-feira.
FM/CP
Inforpress/Fim