Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Santa Cruz: Escola de Achada Fazenda ganha “sala digital” que beneficia 177 alunos (c/áudio)

Pedra Badejo, 17 Nov (Inforpress) – O agrupamento I Sul da Escola de Achada Fazenda, em Santa Cruz, no interior de Santiago, ganhou hoje uma “sala digital” que beneficia cerca de 177 alunos, uma oferta da empresa de tecnologia Izertis.

O acto de inauguração foi co-presidido pelo primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, e pelo presidente do conselho de administração (PCA) da Izertis, Ivon Ramalho, na presença do presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz, Carlos Silva.

Na sua intervenção, o chefe do Governo considerou esta oferta “muito importante”, sobretudo pelo “gesto de amizade”, tendo em conta que este investimento vai permitir que os alunos tenham acesso às tecnologias, à Internet, ao computador, às aplicações.

É que, segundo o primeiro-ministro, o computador/Internet é hoje um instrumento de trabalho e de construção do futuro.

“Nós entendemos que quanto mais democratizamos o acesso à Internet, quanto mais democratizamos os instrumentos, mais condições estamos a dar as crianças e aos jovens para se formarem neste mundo que hoje exige muita competência digital”, defendeu, acrescentando que essas diversas competências têm que ser adquiridas muito cedo, ou seja, desde o ensino básico.

Não obstante ser uma “coisa pequena”, segundo ele, o importante é que vai atingir os beneficiários, crianças, adolescentes e jovens, e acrescentar valor.

Na ocasião, Ivon Ramalho lembrou que esta é a segunda “sala digital” entregue em Santa Cruz, tem manifestado a intenção de oferecer mais tanto nesse concelho como noutros, consoante as necessidades.

O acto inaugural, em que estiveram ainda os alunos da referida escola e professores, contou, de entre outras, com a intervenção do delegado do Ministério da Educação, Paulino Delgado.

Paulino Delgado enalteceu o “grande contributo” que a empresa de tecnologia Izertis tem dado em termos de equipamentos informáticos, e congratulou-se com o facto de mais uma escola ser contemplada com uma “sala digital” “bem equipada” com projector, computadores e um portátil para o professor de informática.

Entretanto, informou que com excepção do Agrupamento Norte o município está “praticamente bem servido” em matéria de equipamentos informáticos/digitais.

FM/CP

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos