Santa Cruz: Embaixador da Austrália em Portugal inteira-se do projecto-piloto “Biogás” na Ribeira dos Picos

 

Pedra Badejo, 06 Jul (Inforpress) – O embaixador da Austrália em Portugal, Peter Rayner, esteve quarta-feira no concelho de Santa Cruz (Ilha de Santiago) para conhecer o projecto-piloto “Biogás”, financiado pelo Programa de Ajuda Directa da Austrália, em cerca de seis mil euros.

Na sua primeira visita ao concelho de Santa Cruz, o diplomata foi constatar “in loco” este micro projecto de confecção de biogás que está sendo implementado na Ribeira dos Picos pela autarquia local, tendo, na ocasião, ressaltado o benefício que este terá na vida das mulheres e na conservação do meio ambiente.

“Temos um projecto de usar os resíduos pecuários para a produção de biogás, em vez de lenha, e isto vai ajudar em várias maneiras, porque além de ser mais saudável, vai ajudar economizando tempo e na preservação do meio ambiente”, disse.

Segundo o director do gabinete de desenvolvimento local, na Câmara Municipal de Santa Cruz, José Alves, este projecto visa a valorização dos resíduos de animais para a produção de biogás nas zonas rurais.

Além da Austrália, a autarquia quer envolver outros parceiros, como a Direcção-Geral da Energia e o Ministério da Agricultura e Ambiente, para que possam alargar o projecto em outras ribeiras com potencialidades agrícolas e com resíduos animais que podem ser aproveitados para a confecção de biogás familiar.

“Estamos numa zona em que muitas mulheres usam a lenha para cozinhar e quando introduzimos este projecto pensamos logo na questão de saúde, porque há um estudo que diz que quatro milhões de pessoas morrem anualmente, devido a confecção de alimentos na lenha”, disse.

Informou que a edilidade está a capacitar jovens em cuidados primários para que estes possam gerir este processo que exige muitos cuidados devido a uso de produtos químicos.

AM/CP
Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos