Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Santa Cruz: Carlos Silva faz balanço “positivo” do primeiro ano do segundo mandato à frente da câmara

Pedra Badejo, 26 Out (Inforpress) – O presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz considera que um ano depois das eleições o balanço é positivo e exalta “ganhos e intervenções palpáveis” em várias áreas fundamentais para o desenvolvimento desse município do interior de Santiago.

“Este primeiro ano de mandato, foi um ano atípico, que ficou marcado pela crise provocada pela pandemia da covid-19, pelo mau ano agrícola e pela realização das eleições legislativas e presidenciais, mas mesmo assim a equipa camarária está a honrar os compromissos assumidos com os santa-cruzenses”, afirmou Carlos Silva, em entrevista divulgada no site da autarquia.

É que conforme lembrou, durante este período várias pessoas perderam os seus rendimentos devido aos efeitos da pandemia, principalmente os santa-cruzenses que trabalham ou trabalhavam nas ilhas do Sal e da Boa Vista.

Esta situação, acrescentou, obrigou a edilidade a redefinir a sua prioridade, por forma a poder acudir as famílias, não obstante também muitas das ações da autarquia terem ficadas, também, condicionadas com a realização das eleições.

No entanto, Carlos Silva reafirmou que o propósito da sua equipa e do projecto “Santa Cruz acima de tudo, nosso compromisso” está cada vez mais firme.

Daí, pediu um “maior engajamento” e um “djunta mon” de todos os que amam este município, lembrando que País atravessa o momento mais difícil da sua história recente, e “certamente que isso se requer um pouco mais de paciência, coragem e determinação”.

“Hoje além das potencialidades, temos no concelho uma enorme vontade colecctiva e a ambição de continuarmos todos a trabalhar para transformar Santa Cruz num dos melhores concelhos do País para viver, investir e trabalhar”, vaticinou.

Para o autarca Carlos Silva, apesar dos constrangimentos provocados pela pandemia, a sua equipa não abdicou, em nenhum momento, de lutar com determinação, empenho e entrega, no trabalho para qual foi eleita.

Durante este primeiro ano, além da definição da visão estratégica na promoção do turismo, notou que diversas obras foram executadas, e que vários projectos culturais, sociais e educativos foram dinamizados, por forma a melhorar a qualidade de vida no município.

A requalificação do centro histórico, a requalificação da praça dos paços do concelho, o arruamento, a requalificação do Falucho, a construção e requalificação de infraestruturas sociais, desportivas e educativas, a construção e manutenção de redes viárias, as obras dos vários empreendimentos imobiliários e turísticos são alguns dos vários projectos, que, segundo ele, prometem acrescentar valor à paisagem urbanística e alavancar o turismo município.

O autarca assegurou ainda que a sua equipa tem uma visão e estratégia ambiciosa, que é transformar Santa Cruz no “município capital do agronegócio, no município mais cosmopolita, moderno e atraente”.

Apesar das adversidades referenciadas, reiterou que neste primeiro ano de mandato, a autarquia tem tido ganhos e intervenções palpáveis nas várias áreas, com destaque para agronegócio, pesca, saúde, desporto, cultura e turismo, saneamento e ambiente, educação e formação profissional, segurança urbana, comércio, gestão e requalificação urbana, desenvolvimento social, património e infraestrutura, modernização administrativa e tecnologias da informação e comunicação (TIC), transporte, habitação social.

Na ocasião, adiantou que a edilidade já está a finalizar a elaboração do plano de intervenção para a mitigação dos efeitos do mau agrícola, incidindo sobre eixos do emprego e da mobilização de água para os criadores de gado.

Carlos Silva considera que a sua equipa tem trabalhado, e continuará a trabalhar, para estar à altura das responsabilidades que os santa-cruzenses lhe confiaram.

FM/CP

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos