Santa Cruz: Associação regista número recorde de ninhos de tartaruga mas diz-se preocupada com ataques de cães vadios

Cidade da Praia, 21 Jan (Inforpress) – A Associação Ambiental Caretta Caretta, em Santa Cruz, registou, de Maio até Novembro de 2021, um número recorde de desova de tartarugas marinhas na praia de Areia Grande, mas mostra-se “preocupada” com a caça por parte de cães vadios.

A informação foi avançada hoje à Inforpress pelo presidente da Associação Ambiental Caretta Caretta, João da Lomba, que revelou que em 2021 iniciaram a época de desova em Santa Cruz no mês de Maio, tendo em conta que no ano anterior as tartarugas desovaram “um pouco mais tarde”.

Conforme garantiu, a associação bateu o recorde de número de tartarugas com registo de 1.326 ninhos.

João da Lomba disse ainda que foram patrulhadas cinco praias, cerca de 13 hectares, que culminou com o registo de 662 ninhos na praia de Areia Grande, 418 em Achada Baleia, 130 em Mangue, 98 em Praia Baixo e 18 em Porto Lancha, de um total de cerca de 250 fêmeas protegidas.

“Ainda nesta temporada procedeu-se ao resgate e reabilitação de algumas tartarugas e registamos cinco capturas na praia de Achada Baleia, cinco em Mangue, dois na praia de Areia Grande e um em Praia Baixo”, avançou.

“Este ano tivemos melhor e maior resultado em relação aos anos anteriores porque tivemos maior número de ninhos e filhotes, mas, por outro lado, tivemos alguns problemas também com cães vadios”, notou, acrescentando que houve muitos ataques aos 100 ninhos por parte de cães vadios, que feriram muitos filhotes e mães.

Outro problema identificado tem que ver com lixos nas praias, situação que, no seu entender, não deveria estar a acontecer e defendeu a necessidade de haver mais sensibilização da população, principalmente a camada jovem.

Neste sentido, apelou ao apoio por parte das “autoridades competentes e engajamento da população”, para juntos diminuírem a caça, uma vez que, a seu ver, as tartarugas não “são só de Santa Cruz e Cabo Verde, mas sim do mundo”.

Instado sobre o projecto para este ano, aquele responsável respondeu que visa a protecção e conservação de tartarugas e manter as praias de Mangue e Achada Baleia seguras e activas, porque são praias com maior registo de caça.

A temporada da desova de tartarugas, em Santa Cruz, iniciou-se no mês de Maio e terminou em Novembro.

A Associação Ambiental Carertta Caretta é uma organização não governamental com a missão de proteger os diversos ecossistemas da ilha de Santiago em Cabo Verde. A organização foi fundada em 2012, na Achada Igreja, Santa Cruz por um grupo de jovens locais.

AT/ZS

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos