Santa Catarina: Visita guiada, palestra e exposição assinalam o Dia Internacional dos Museus (c/áudio)

Assomada, 18 Mai (Inforpress) – O Dia Internacional dos Museus foi assinalado hoje em Santa Catarina (Santiago), com visita guiada, uma palestra subordinada ao tema “a importância dos museus no desenvolvimento socioeducativo” e uma exposição do espólio da reserva do Museu Norberto Tavares.

A iniciativa, direccionada para um grupo de alunos do 6º Ano, do Agrupamento I de Assomada, Santa Catarina, foi organizada pelo Centro Cultural Norberto Tavares (CCNT), em parceria com o Instituto do Património Cultural (IPC), através da Direcção dos Museus, para celebrar a efeméride, este ano sob o lema “o futuro dos museus: recuperar e reimaginar”.

À Inforpress, o director da Cultura da Câmara Municipal de Santa Catarina, Sidney Martins, lembrou que o Dia Internacional dos Museus foi criado em 1977, pelo ICOM (Conselho Internacional de Museus), com o objectivo de promover, junto da sociedade, uma reflexão sobre o papel dos museus no desenvolvimento comunitário.

É nesse sentido, que segundo ele, à semelhança de todos os anos, realizaram estas actividades para não deixar passar em branco esta data.

A palestra, segundo o responsável, foi ministrada pela técnica do IPC Eugénia Alves, e teve como objectivo “despertar” nos alunos o interesse pela questão museológica e pela importância que o museu poderá ter nas suas aprendizagens ao longo das suas fases de estudo.

Já a exposição, explicou, teve como propósito mostrar o espólio da reserva do Museu Norberto Tavares.

Além da palestra e da exposição, lembrou que contemplaram os alunos com uma visita guiada pelo Museu Norberto Tavares para que estes possam ter a noção de museus, o que neles estão e a sua importância, para que possam tirar proveito como estudantes do ensino secundário e futuramente como universitários.

Na ocasião, lembrou que estas actividades cumpriram “escrupulosamente” todas as recomendações sanitárias.

Em Santa Catarina, ainda para celebrar o Dia Internacional dos Museus, está a decorrer uma exposição no Museu de Tabanca, sito em Chã de Tanque.

Nos demais municípios que compõem a região Santiago Norte a data passou despercebida.

FM/JMV
Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos