Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Santa Catarina: Vinte jovens recebem formação na área de cuidador de dependentes (c/áudio)

Assomada, 15 Jun (Inforpress) – Vinte jovens raparigas do município de Santa Catarina, no interior de Santiago, iniciam hoje uma formação na área de cuidador/a de dependentes de nível III, que lhes possibilitará cuidarem de pessoa idosa e pessoas com deficiência.

A acção formativa, que se enquadra nas estratégias de implementação do Plano Nacional de Cuidados, é promovida pelo Ministério da Família e Inclusão Social, através da Direcção-geral da Inclusão Social, em parceria com a Câmara Municipais de Santa Catarina.

No seu discurso, no acto da abertura oficial da formação, o ministro da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social, Fernando Elísio Freire, saudou o início desta primeira formação de cuidador/a de dependentes, que segundo ele vai formar profissionais para uma área “nova e de futuro”.

Esta formação, que se enquadra no âmbito da política nacional de cuidados, conforme explicou, está virada essencialmente para as crianças, idosos e pessoas com deficiência para que estes possam ter acesso aos cuidados.

“Isso é demonstração clara de uma sociedade que se quer equilibrada, em que todos tenham igualdade de oportunidades e acima de tudo passos consistentes no combate à pobreza, na eliminação da pobreza extrema e na redução da pobreza absoluta. E o foco essencial deve ser de facto as crianças, os idosos e as pessoas com deficiência”, sustentou.

Por tudo isso, considerou a rede de cuidados de “extremamente importante”, tendo em conta, que segundo ele, por um lado prestar serviços ao domicílio e, por outro lado, permiti criar empresas de prestação de serviços de cuidados.

Na ocasião, reiterou a intenção do Governo em trabalhar para certificar os serviços de cuidadores criando uma carteira profissional para estes cuidadores de infância e de dependentes.

Por seu turno, a presidente da Câmara Municipal de Santa Catarina, Jassira Monteiro, lembrou que desde Abril de 2020, que um total de 27 idosos deste município do interior de Santiago estão a ser assistidos por nove cuidadoras.

Daí que, segundo ela, tendo em conta que a edilidade quer alargar a rede de cuidadoras de idosos e pessoas com deficiência acolhe com “bom agrado e muito prazer” esta acção de formação que vai colocar mais profissionais a trabalharem nessa área e mais idosos a receberam cuidados.

No acto de abertura oficial da formação de cuidador/a de dependentes que teve lugar no Salão Nobre da Câmara Municipal de Santa Catarina contou ainda com presença das formandas, da directora-geral da Família e Inclusão Social, Rosária Almeida, e do delegado do Instituto da Criança e Adolescente (ICCA) para Santiago Norte, Pedro Monteiro.

FM/AA

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos