Santa Catarina: Verdefam promove palestra sobre “direitos sexuais e reprodutivos” aos estudantes do LAC

 

Assomada, 27 Set (Inforpress) – A Associação cabo-verdiana para a Protecção da Família (Verdefam) promoveu hoje no Liceu Amílcar Cabral (LAC), em Assomada, uma palestra subordinada ao tema “direitos sexuais e reprodutivos” com o intuito de “tirar” algumas dúvidas aos estudantes sobre esta temática.

Em declarações à Inforpress, a directora executiva da organização, Elisabeth Xavier Jesus explicou que a palestra está enquadrada nas comemorações alusivas ao Dia Mundial da Contracepção (assinalado esta terça-feira,26).

“Esta actividade é rotineira, é sempre estar com adolescentes e jovens do sistema do ensino, porque a escola tem um papel importante e também os jovens fora do sistema, nas comunidades”, precisou, ajuntando que a iniciativa está no plano estratégico da organização, no âmbito do qual trabalham com escolas sobre a questão da educação sexual com os adolescentes e jovens.

Lembrou ainda que a Verdefam é uma ONG que trabalha na área da saúde sexual e reprodutiva e os direitos sexuais e tem o planeamento familiar como sua “bandeira”.

Estar “bem informado” para minimizarem os comportamentos de risco, de forma a evitarem o consumo do álcool e outras drogas, evitar uma gravidez não desejada, infecções sexualmente transmissíveis, para que possam estar preparados a nível de trabalharem a autoestima e para que saibam tomar as decisões assertivas às suas vidas, é a mensagem deixada aos jovens e adolescentes.

Para além da palestra, informou que vai decorrer paralelamente uma feira de informação e serviços a nível de saúde sexual e reprodutivo no Posto Clínico Móvel, na Praça Central de Assomada, com distribuição de preservativos, informações sobre os métodos contraceptivos, infecções sexualmente transmissíveis e ainda algumas consultas.

A palestra destinada aos estudantes de 9º ano do LAC e professores de Formação Pessoal e Social (FPS), contou com o apoio do pelouro do Desenvolvimento Social da Câmara Municipal de Santa Catarina.

FM/FP

Infopress/Fim

 

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos