Santa Catarina: Verdefam promove marcha de sensibilização para chamar atenção sobre VIH/Sida

Assomada, 01 Dez (Inforpress)- A Associação Cabo-verdiana para a Protecção da Família (Verdefam) promoveu hoje em Assomada, Santa Catarina (Santiago), uma marcha de sensibilização para chamar a atenção da sociedade civil sobre VIH/Sida.

A iniciativa, para celebrar o Dia Mundial de Luta Contra a Sida, que se assinala hoje, foi promovida em parceria com o Liceu Amílcar Cabral (LAC) e a Escola do Ensino Recorrente de Santa Catarina.

Em declarações à Inforpress, a responsável da Verdefam de Santa Catarina, Jaqueline Rodrigues, explicou que a marcha que levou alunos do LAC às principais artérias da cidade de Assomada, teve como propósito sensibilizar os alunos da escola, em particular, e, de forma geral, a sociedade sobre a problemática.

Na ocasião, informou que a Verdefam trabalha na prevenção, por isso realiza testes VIH/Sida, distribuição de camisinhas e aconselhamento, tendo convidado a população a dirigir-se ao espaço para a realização do teste.

Por sua vez, também em declarações à Inforpress, o professor da Educação para a Cidadania Carlos Tavares disse que o LAC desde sempre tem trabalhado para pôr cobro a este flagelo que atinge o mundo, do qual Cabo Verde não foge à regra.

Segundo a mesma fonte, os alunos estão conscientes desta problemática, tendo em conta que fazem trabalho de grupo, visitam os espaços que dão informações, que, aliás, lembrou, também em sala de aulas abordam os métodos de prevenção, como se transmite e entre outros.

Já os alunos abordados pela Inforpress mostraram-se conhecedores desta problemática, e comprometeram-se em “repassar” a mensagem em casa e nas suas respectivas comunidades sobre a forma de prevenção e como se transmite o VIH/Sida.

No ano passado, o município de Santa Catarina contava com mais de 100 pacientes registados e em seguimento na Delegacia de Saúde.

FM/ZS

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos