Assomada, 02 Mai (Inforpress) – A Universidade de Santiago (US) em Assomada realiza de hoje até sexta-feira mais uma Semana das Artes, Educação e Justiça para celebrar e partilhar a academia, reunindo especialistas internacionais e nacionais em várias áreas de conhecimento.
É nesse sentido que, segundo o chefe do Departamento de Ciências Jurídicas e Sociais (DCJS), Nardi Sousa, a US pretende levar durante esta semana instituições, escritores, músicos e especialistas em várias áreas como ambiente, mar, Direito, Economia e Sociologia, para que a comunidade académica possa ter a oportunidade de interagir com estes convidados.
“Queremos abrir a academia para várias pessoas e instituições, para novas ideias e pôr os estudantes em contacto com o mundo de oportunidades que existem, os trabalhos realizados, de preocupações, de inovação, de soluções e propostas para os desafios que a nossa sociedade enfrenta em várias áreas”, explicou à imprensa o também professor universitário.
Nardi Sousa afirmou que a US quer fazer da academia um local de debates de ideias e de propostas, com lançamentos de livros, com partilhas e exposições.
A Semana conjunta do DCJS e do Departamento de Ciências da Educação, Filosofia e Letras (DEFL), que tem como palcos os Campus da US em Bolanha, Assomada (Santa Catarina) e da Praia vai decorrer sob o lema “Desenhando juntos o nosso futuro: novos desafios para a Educação, Cidadania e Identidades Culturais”.
O evento teve hoje uma conferência inaugural subordinada ao tema “A Literatura: um elemento de justiça social”, que teve como oradora a escritora Dina Salústio, que foi homenageada na ocasião pela instituição.
A semana académica, que pretende trazer para a academia instituições, artistas, académicos, associações, fazendo-os dialogar, partilhar o que de melhor têm com os seus estudantes, vai debater ainda em conferência temáticas como a “Inteligência Artificial e ChatGPT: ameaça ou ferramenta na educação superior?”, “Direito do Mar, Economia Azul e Negócios Azuis” e “Legislação Laboral e Social”.
Constam ainda da programação conversas abertas, portas abertas com vários artistas nacionais, oficinas, mostras de trabalhos de alunos de DCEFL e DCJS e workshop.
FM/JMV
Inforpress/Fim