Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Santa Catarina: Ribeira dos Engenhos vai ter energia eléctrica até final do ano – ministro da Energia (c/áudio)

Assomada, 24 Ago (Inforpress) – O ministro da Indústria, Comércio e Energia garantiu hoje que a Ribeira dos Engenhos, mormente as localidades de Poilão, Mato Gegê, Librão, João Bernardo e Travessa Baixo (Santa Catarina), vão ter energia eléctrica até o final deste ano.

Alexandre Monteiro deu esta garantia em declarações à imprensa, após ter visitado na companhia do presidente da Câmara Municipal de Santa Catarina, José Alves Fernandes, as obras da electrificação, reabilitação, reforço e expansão da rede de média e baixa tensão rural da Ribeira dos Engenhos.

A sua visita teve como objectivo verificar ‘in loco’ a retoma das obras de electrificação da Ribeira dos Engenhos iniciadas em Outubro de 2019, cujos trabalhos estiveram suspensos por causa da pandemia do novo coronavírus (covid-19), e retomados em Julho.

“Podemos constatar que os trabalhos estão num ritmo satisfatório, já há um avanço considerável e acreditamos que podemos chegar no final deste ano com algumas localidades já electrificadas. Acreditamos que temos as condições para acelerar e compensar o atraso verificado durante o período da pandemia de covid-19”, adiantou o governante.

Segundo a mesma fonte, de momento, já foram executadas as infra-estruturas de preparação para a média tensão e a rede de média tensão, ou seja, disse acreditar que esse adiantamento de infra-estrutura de base de média tensão vai permitir acelerar toda a instalação do projecto não só a média, mas também a de baixa tensão.

Na ocasião, o ministro lembrou que este projecto orçado em 101 mil contos, financiado pelo Governo de Cabo Verde, contempla mais de sete quilómetros (km) de extensão e uma rede de dezenas de km de baixa tensão e com colocação de mais de 2.000 postes.

Aliás, afirmou que o referido projecto que beneficia cerca de 1.700 pessoas e 340 casas da Ribeira dos Engenhos, e ao mesmo tempo vai permitir a reabilitação das ligações em Chã de Cana vai ajudar aquele município do interior de Santiago, que actualmente, tem uma taxa de cobertura de electricidade de cerca de 91%, a atingir os 100%.

Por sua vez, o presidente da Câmara Municipal de Santa Catarina, que lembrou que a meta da sua equipa desde 2016 foi atingir os 100 por cento (%) de cobertura de rede eléctrica no concelho, congratulou-se com o facto de estrarem “perto” de atingir tal desiderato.

É que, segundo José Alves Fernandes, faltam por electrificar “pequenas localidades”, cujo processo está “bem avançado”.

Relativamente às obras de electrificação da Ribeira dos Engenhos, o autarca mostrou-se satisfeito com o andamento dos trabalhos, que, no seu entender, vão melhorar a qualidade de vida das famílias dessas localidades, sobretudo, os alunos, que através da energia eléctrica vão poder ter acesso aos conteúdos usando meios informáticos.

FM/CP

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos