Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Santa Catarina: Ribeira da Barca vai ter dessalinizadora – presidente da câmara

Assomada, 23 Abr (Inforpress) – O presidente da Câmara Municipal de Santa Catarina garantiu que o problema de água na Ribeira da Barca vai estar resolvido a “breve trecho” e reiterou que vai ser instalada naquela vila piscatória uma central dessalinizadora.

“[Três] anos consecutivos de seca, que levaram à falência do furo que alimentava a vila piscatória de Ribeira da Barca, têm vindo a provocar uma situação de emergência no concelho de Santa Catarina, uma situação a que a câmara municipal não tem virado as costas e que, a breve trecho, poderá estar resolvida, nomeadamente, através da instalação de uma central dessalinizadora em Ribeira da Barca”, começou por dizer José Alves Fernandes, em entrevista divulgada no ‘site’ da autarquia.

O autarca sublinhou que a dessalinizadora se encontra na ilha do Sal e que, na melhor oportunidade, chegará a Ribeira da Barca para se proceder ao processo de montagem da infraestrutura, retomando assim o fornecimento regular de água a esta e outras localidades do concelho, mas também ao vizinho município de São Salvador do Mundo (Picos).

“Estamos num estado de emergência hídrica, resultante de quatro anos de seca”, disse, recordando que, para dar alguma resposta às necessidades das populações, a câmara alugou um autotanque e colocou-o ao serviço da Águas de Santiago (AdS) para acorrer às demandas dos munícipes.

O chefe do executivo municipal adiantou que “duas medidas importantes” foram já adoptadas para enfrentar a situação de carência de água.

“De imediato, vamos proceder ao aluguer de um conjunto de equipamentos com financiamento garantido pelo Governo de Cabo Verde, no valor de 45 mil contos para reforçar o abastecimento na região norte de Santiago”, salientou José Alves Fernandes.

“Estamos a trabalhar no processo de instalação de uma dessalinizadora em Ribeira da Barca, para abastecer toda a zona norte do concelho de Santa Catarina, até ao Hospital Regional de Santiago Norte, apanhando todas as localidades, mas também contemplando São Salvador do Mundo”, acrescentou.

O presidente da câmara esclareceu que o projecto global de adução de água em Santiago Norte comporta um financiamento de 400 mil contos, sendo que os já referidos 45 mil contos são de aplicação imediata.

O autarca disse, ainda, que “a dessalinizadora encontra-se na ilha do Sal, para efeito de pequenas manutenções”, esclarecendo que pode ainda “levar alguns meses” até à sua instalação na Ribeira da Barca, muito por razão da situação excepcional que o País vive decorrente da pandemia da covid-19.

FM/CP

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos