Santa Catarina: Presidente da República pede aos jovens para terem confiança em si e no País

Assomada, 20 Mar (Inforpress) – O Presidente da República, José Maria Neves, exortou hoje os jovens a terem mais confiança em si e no País e para trabalharem para que os seus sonhos possam realizar-se.

“Os jovens têm que ter confiança em si mesmos, ter confiança em Cabo Verde, sonhar e trabalhar para realizar os seus sonhos. Tudo é possível desde que haja muito trabalho – nada acontece por acaso –, e estamos num mundo mais complexo, mais difícil e é preciso que cada jovem esteja preparado para poder responder aos desafios dos tempos de hoje”, precisou.

O chefe de Estado falava aos jornalistas após uma “conversa aberta” com estudantes do 12º ano do Liceu Amílcar Cabral (LAC) em Assomada, Santa Catarina, onde partilhou a sua história de vida como estudante, que sempre se preocupou com os estudos e o desenvolvimento de Cabo Verde.

O mais alto magistrado da Nação, que é padrinho dos finalistas dos estudantes do LAC 2022/2023, disse que a mensagem que lhes deixou é “estudar, estudar e estudar sempre para poder ter condições e a caixa de ferramenta para poder enfrentar os tempos de hoje”.

Na ocasião, notou que em todas as escolas e espaços está-se a ver uma presença “muito forte” de mulheres em detrimento de homens, acrescentando que há mais meninas do que rapazes em todos os cursos, e que nos quadros de honra e de excelência praticamente não há rapazes.

“Portanto, este é um fenómeno que deve preocupar a sociedade cabo-verdiana. As famílias têm que prestar a atenção à educação dos rapazes, e as escolas, as igrejas, as ONG e enfim toda a sociedade civil deve procurar entender este fenómeno e buscar as respostas sobre isso”, alertou.

Além da conversa abertura com os estudantes do 12º ano, José Maria Neves reuniu-se com a direcção dessa escola secundária, que é considerada “uma das maiores” do País, e que alberga mais de três mil alunos, e mais de 200 pessoas entre técnicos, professores e demais funcionários.

De entre as necessidades que o LAC precisa para poder responder aos desafios de hoje, apontou equipamentos, computadores, biblioteca apetrechada, auditório em condições e ainda a requalificação de toda a escola.

“Sendo uma escola com essa dimensão também merece todo o apoio, e nós vamos procurar mobilizar parcerias e apoios para ajudar a escola a enfrentar estes desafios”, comprometeu-se o mais alto magistrado da Nação.

FM/JMV
Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos