Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Santa Catarina: Presidente da câmara insta juventude a seguir o legado dos heróis nacionais 

Assomada, 20 Jan (Inforpress) – A presidente da Câmara Municipal de Santa Catarina, Jassira Monteiro, considerou o Dia dos Heróis Nacionais, assinalado hoje, “uma data memorável” e instou a juventude a seguir o legado e a conhecer a história dos heróis nacionais.

Jassira Monteiro falava hoje à imprensa, após o tradicional acto do hastear da bandeira e a simbólica homenagem aos heróis nacionais e a Amílcar Cabral, com a deposição de uma coroa de flores, na estátua de Amílcar Cabral na Praça Central de Assomada, realizados pelo corpo de Bombeiros de Santa Catarina.

O acto oficial contou ainda com a presença do presidente da Assembleia Municipal de Santa Catarina, Eurico da Moura, de vereadores e dirigentes municipais, mas também do combatente da Liberdade da Pátria, Fernando Tavares, mais conhecido por Toco.

Para a novel presidente da câmara, pelo facto de o Dia dos heróis Nacionais ser uma “data memorável” e, tendo em conta que nesse município do interior de Santiago existem combatentes da Liberdade da Pátria, a autarquia não quis deixar esta data “passar em branco”, não obstante a situação pandémica vivida no País.

“O Dia dos Heróis Nacionais é uma data importante que tem que ser relembrada, e a juventude tem de seguir o legado e conhecer a história dos heróis nacionais, e a nossa cultura”, defendeu Jassira Monteiro.

Após o acto oficial, a comitiva dirigiu-se ao Centro Cultural Norberto Tavares (CCNT) para a abertura da exposição de pintura de Rita Fernandes, subordinada ao tema “Nha Identidade” e a exposição documental sobre “Amílcar Cabral, Vida e Obra”, da responsabilidade da Fundação Amílcar Cabral, onde se destacam juventude, mobilização, luta armada, acção diplomática e independência de Cabo Verde, percorrendo a trajectória do líder da luta de libertação nacional.

As duas exposições encontram-se patentes no CCNT, no Quintal Orlando Pantera, até ao dia 27 de Janeiro.

FM/HF

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos