Santa Catarina: Presidente da câmara diz que festivais dão visibilidade ao município e têm “forte impacto” na economia local

Assomada, 16 Nov (Inforpress) – A presidente da Câmara Municipal de Santa Catarina de Santiago garantiu hoje que os festivais têm dado visibilidade ao município, destacando também o “forte impacto” na economia local, além de serem um “investimento cultural”.

Jassira Monteiro falava em conferência de imprensa para a divulgação do cartaz do festival de música “Nha Santa Catarina 2023”, agendado para os dias 17 e 18 de Novembro, um dos destaques das festividades do dia da santa padroeira Santa Catarina e do Município, que comemora 189 anos no próximo dia 25 de Novembro, promovido pela edilidade santa-catarinense, em parceria com JM Produções.

Segundo a edil, normalmente existe a “narrativa recorrente” de que os festivais “só servem para gastar dinheiro”, mas que a sua equipa considera a organização do festival “um investimento” num evento cultural de “grande visibilidade” para o município e ciente do impacto que este possui na economia local.

Pois, justificou, o festival traz milhares de pessoas ao município, provenientes de toda a ilha de Santiago, o que traduz na lotação das unidades hoteleiras, mais consumidores na restauração, maior movimentação no comércio local, proporcionando também mais rendimentos aos “rabidantes”, contribuindo assim para a melhoria da qualidade de vida das famílias.

A edição deste ano tem como lema “Nu sta djunto pa Santa Catarina”, com um orçamento de 14 mil contos.

Na sexta-feira, 17, actuam no palco do Estádio Municipal de Cumbém, a partir das 22:00, Bulimundo, Garry, Leo Pereira, MC Acondize, Neyna, PCC, Prego Prego, Titio de Belo Freire e Wilson Almeida.

No segundo e último dia, 18, estão previstas à mesma hora actuações do Apollo G, Bedja KP, Buguin Martins, Fidjos di Code di Dona, Gama, Kinzim, Loony Johnson, Tony Fika, e Yasmine.

O evento terá entrada paga a 500 escudos e vai ter ainda em palco talentos locais como Bitori Gaita & Pily e Mano G & KLG (primeiro dia) e Boston e Fidjus de RB e Luca (segundo dia).

A animação dos dois dias do festival de música vai estar a cargo do DJ 100 Juiz, DJ Wilson, e DJ Baby Girl, e a apresentação do MC Euclides e MC Neguinho.

Quanto à segurança, a autarca informou que vai estar presente a Polícia Nacional, mas que também há segurança privada e fiscais da câmara municipal, apelando igualmente ao público para manter o civismo de forma a que o festival possa decorrer na maior normalidade para o bem de todos.

Para assinalar as festividades da santa padroeira, Santa Catarina, foi programado um leque de actividades culturais e desportivas que arrancaram desde Outubro.

Para hoje, a agenda contempla a entrega de 13 casas de banho completamente equipadas nas localidades de Junco, Nhagar, Cruz Grande, Banana Semedo e Achada Ponta.

As festividades terão o seu ponto alto no dia 25 de Novembro, com uma procissão e missa em honra à santa padroeira.

MC/AA

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos