Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Santa Catarina: População de Charco e Achada Leite reivindica instalação de uma antena de rede móvel

Assomada, 12 Jun (Inforpress) – Os habitantes de Charco e Achada Leite, concelho de Santa Catarina, reivindicam a instalação de uma antena de rede móvel e internet nas duas zonas, que já contam com energia eléctrica 24 horas por dia e sinal da TDT.

Esta reivindicação foi feita hoje à Inforpress pelo presidente da Associação Recreativa, Social e Cultural de Tabanca de Charco, José Avelino Monteiro, avançando que essas duas comunidades do interior de Santiago precisam “urgentemente” desses serviços.

É que, segundo a mesma fonte, a não instalação de uma antena da rede móvel e da internet vai pôr em causa os ganhos já alcançados, referindo-se sobretudo à energia eléctrica.

A população das duas localidades que não têm problema de água, sobretudo para consumo, e que vai ter uma estrada “brevemente” e também reivindica uma Unidade Sanitária de Base (USB), considera a instalação da rede móvel e internet “reivindicação prioritária”.

Relativamente à USB, apesar da mesma estar a fazer muita falta, principalmente para os idosos que sofrem de algumas doenças crónicas, os populares acreditam que, com a construção da futura estrada, a mesma vai deixar de ser um “problema”, tendo em conta que a infra-estrutura vai “encurtar” o caminho que dá acesso ao Posto de Saúde de Ribeira da Barca.

Já para o jovem Helton Patrick Cruz, a rede móvel e internet hoje são uma necessidade e que estas localidades precisam “urgentemente destes bens”, para que possam também estar informados, realizarem pesquisas e ainda para que possam estar conectados com o mundo.

Entretanto, os populares abordados pela Inforpress congratularam-se com a medida do Governo em construir a estrada que liga Tombatouro/Achada Leite/Charco/Ribeira da Barca que, conforme lembraram, esta medida é uma das reivindicações que há muitos anos vinham fazendo.

A população desses dois povoados acredita que a estrada vai “desenvolver” essas comunidades com potencialidades agrícolas e turísticas, aliás, lembraram que, a localidade de Achada Leite tem Pilão, considerada uma das “7 Maravilhas de Santa Catarina”.

Para além da rede móvel e internet e USB, a população elencou ainda a necessidade de ligação domiciliária de água, problemas com tecto de casas, principalmente na época das chuvas, construção de murro de protecção e construção de casas de banho, sobretudo, para os idosos.

Relativamente à instalação de uma USB para estas duas localidades, a Inforpress contactou o responsável do Posto de Saúde de Ribeira da Barca, Hélder Silva, que explicou que o número de habitante não justifica a criação dessa unidade de saúde.

Por outro lado, o enfermeiro lembrou que o posto local tem dado cobertura às duas comunidades rurais e que sempre que possível têm realizado visitas domiciliárias.

FM/ZS

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos