Santa Catarina: População da Ribeira da Barca diz-se “cansada das promessas” da câmara e do Governo

Assomada, 30 Mai (Inforpress) – Os moradores da Ribeira da Barca, em Santa Catarina, dizem-se “cansados das promessas” por cumprir da câmara e do Governo e criticaram a não abertura de frente de trabalho no âmbito das festividades da santa padroeira.

De entre as promessas por cumprir dos governos central e local, os populares dessa vila piscatória, que celebra esta quarta-feira, 31 de Maio, festa da sua santa padroeira, Imaculado Coração de Maria, apontaram asfaltagem de estrada Volta do Monte/Ribeira da Barca, construção de um campo de futebol e a reconstrução da orla marítima.

Em relação à reconstrução da orla marítima, aquando das chuvas de Setembro de 2020, parte do parque infantil e a ponte da travessia da ribeira cederam, e até hoje não receberam obras.

Relativamente à ponte/passagem aérea, mesmo com “algumas fissuras”, a mesma continua a servir de passagem aos moradores, que pedem a troca por uma metálica.

Tais bens públicos, que foram inaugurados em Outubro de 2019, se enquadram no âmbito das obras de requalificação da orla marítima daquela vila piscatória, orçadas em mais de 27 mil contos.

Cátia Cilene Furtado e Flávio Varela, que falaram em nome dos moradores, criticaram ainda a não realização do festival de música no âmbito das festividades da santa padroeira, e se queixaram de falta de água, não obstante, este povoado albergar uma dessalinizadora.

“Sentimo-nos enganados pela câmara e pelo Governo, que só nos procuram por altura das eleições”, lamentou o desportista Flávio Varela, que promete não votar nas próximas eleições.

Assim como Cátia Cilene Furtado e Flávio Varela, outros moradores entrevistados pela Inforpress dizem esperar que as preocupações e reivindicações sejam atendidas pela Câmara Municipal de Santa Catarina, que acusam de ter abandonado quem vive na localidade.

Aliás, segundo a jovem Cátia Cilene Furtado, é por causa das “promessas não cumpridas” e de falta de oportunidade que um número significativo de jovens já deixou a localidade e emigrou à procura de uma vida melhor.

Relativamente à estrada, os condutores de hiace de Ribeira da Barca voltaram a reclamar do “péssimo” estado em que se encontra a via que dá acesso àquela comunidade e pedem “intervenção urgente” para a sua melhoria.

Segundo contaram à Inforpress os hiacistas Pai e Alvarino, a estrada encontra-se com “buracos”, calçadas degradadas e “valas abertas” deixadas pelas empresas, quer da água quer da energia eléctrica, ao longo da via, sobretudo no centro daquela vila piscatória.

Os motoristas dizem que as autoridades têm estado a “brincar” com eles, isto porque, sustentam, pagam os impostos de circulação na hora e que lhes são descontados uma quantia na compra de combustível para manutenção das estradas, cuja melhoria, segundo eles, tem chegado a outras paragens e não a Ribeira da Barca.

A estrada de Ribeira da Barca, que outrora era considerada uma das melhores do interior de Santiago, segundo os entrevistados da Inforpress, carece de trabalhos de melhoria “o mais rapidamente possível”.

Se uns pedem melhoramentos há quem peça asfaltagem, tendo em conta que, conforme defendem, há localidades com uma frota de carros reduzida, mas que, no entanto, têm uma estrada de qualidade, referindo-se à de Rincão e Figueira das Naus.

A péssima qualidade da estrada, segundo eles, tem representado custos para a manutenção das viaturas a vários níveis e pior, alegam, vai “diminuir a vida dos veículos”.

Tendo em conta que a comunidade vai celebrar as festividades da sua santa padroeira Imaculado Coração de Maria no dia 31 de Maio, os motoristas aproveitaram para alertar às autoridades que, por causa dos “vários buracos”, pode haver acidente, sobretudo para os condutores que não tenham conhecimento do “péssimo” estado do caminho.

Entretanto, a festa do Imaculado Coração de Maria será assinalada com uma missa solene e bailes na discoteca local e tenda electrónica no polivalente, todos aprazados para esta quarta-feira.

Para hoje, constam também bailes na discoteca local e na tenda electrónica no polivalente local.

A Eucaristia e procissão em honra à santa padroeira, que constituem o “ponto alto” da solenidade, serão celebradas na manhã desta quarta-feira.

Para assinalar as festividades da sua santa padroeira Imaculado Coração de Maria, a edilidade santa-catarinense promoveu um leque de actividades desportivas que arrancaram em meados do mês de Maio de 2023.

FM/CP
Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos