Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Santa Catarina: Plano do Desenvolvimento Sanitário da RSSN prevê criação de um Centro de Saúde em Achada Lém

Assomada, 28 Out (Inforpress) – A vila de Achada Lém é a única localidade do concelho de Santa Catarina com posto de saúde com condições para se criar um Centro de Saúde, infra-estrutura cuja construção se prevê no Plano do Desenvolvimento Sanitário da RSSN.

Esta informação foi avançada em entrevista exclusiva à Inforpress, pela delegada de Saúde de Santa Catarina, Elisângela Tavares.

Conforme lembrou, em Santa Catarina existem mais três postos de Saúde, nomeadamente nas localidades de Ribeira da Barca, Chã de Tanque e Engenhos, mas que, de acordo com o documento da Região Sanitária Santiago Norte (RSSN), Achada Lém é a única povoação que reúne as condições populacionais para vir a ter “nos próximos tempos” um Centro de Saúde.

Em uma entrevista à Inforpress, o responsável do posto de saúde, José Maria Carvalho, já tinha alertado que a Carta Sanitária de Cabo Verde deixa claro que uma localidade com uma população acima dos 5.000 habitantes é para ter um Centro de Saúde.

Entretanto, informou que as condições actuais do posto de Saúde não permitem que a mesma seja transformada em Centro de Saúde, mas sim que há necessidade de se construir uma nova infra-estrutura para tal.

O posto de saúde de Achada Lém, que conta com um enfermeiro responsável que coordena, igualmente, as unidades sanitárias de base de Ribeirão Manuel e Figueira das Naus, um ajudante de serviços gerais e um agente sanitário presta serviços na saúde infantil, do adolescente, da mulher, planeamento familiar, consulta de pré-natal, consulta de enfermagem, curativos, injecções e saúde comunitária.

Em caso de necessidade, os doentes são transferidos para o Hospital Regional de Santiago Norte Santa Rita Vieira que fica “perto” daquela infra-estrutura de Saúde.

Actualmente, recebe uma vez por mês consulta médica direccionada para os pacientes com doenças crónicas.

A diabetes, a hipertensão arterial, problemas de pele, cárie dentária e o alcoolismo são as patologias que mais afectam a população da vila de Achada Lém, no concelho de Santa Catarina (Santiago).

O posto de saúde de Achada Lém dá cobertura a 5.500 habitantes, sendo as daquela comunidade, e as de Fundura, Achada Ponta, Serra Malagueta e Figueira das Naus.

FM/ZS

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos