Santa Catarina: Paulo Veríssimo considera que “No coração de poeta” está a ter uma boa aceitação

Assomada, 16 Nov (Inforpress) – O sociólogo santiaguense Paulo Veríssimo, que fez em Abril o lançamento do seu livro intitulado “No coração do poeta”, considera que a obra teve uma “boa aceitação” e anuncia os preparativos para um segundo livro.

Esta informação foi avançada em declarações à Inforpress pelo autor, aquando da apresentação do livro em Assomada, na Universidade de Santiago.

A obra já foi apresentada na cidade da Praia, Cidade Velha, Santa Cruz, Tarrafal e agora está a ser feita em Assomada, e a apreciação que tem tido é “positiva”, em termos de aceitação.

Paulo Veríssimo realça que desde o início teve o receio da validação externa, ou seja, tinha medo de como as pessoas reagiriam sobre o que escreve, se elas poderiam ver isso como poesia ou não.

Mas, neste momento, avançou que o sentimento que reina é de “confiança” devido às palavras de incentivo que tem recebido e às leituras que o público tem feito do livro.

Em relação ao futuro, anunciou que neste momento já está a preparar o segundo livro, mas que não se sabe se é um de poesia ou um de crónicas que sai primeiro.

Entretanto, para o de poesia pode ter o nome de “Cadernos de um poeta relatos de uma vida anterior”, que, segundo o autor, segue a linha do primeiro, mas abre em termos de temática, pois, uma vez que se situa mais no campo espontâneo.

Sobre o livro que já tem no mercado, acentuou que este fala do amor e das suas vicissitudes e da relação dele com a escrita.

Questionado sobre as dificuldades que enfrentou até colocar o livro no mercado, relembrou que existe um processo entre a escrita e a edição, e por não entender de edição e nem ter recursos para contratar uma editora, teve que contar com o apoio de um colega.

Outra dificuldade apontada é a questão do financiamento e todo o contexto institucional no País que, segundo disse, “está montado de forma que os novos autores não têm possibilidade de financiamento por não terem rede”.

Mas, considera que já venceu esta etapa, pois, não tendo uma editora, teve que fazer o caminho todo sozinho e a esta altura, evidenciou que o intuito era ter percorrido todos os municípios do interior de Santiago, onde elegeu as câmaras municipais como parceiros, mas sublinhou que estes não corresponderam às expectativas criadas.

O livro é constituído por 28 poesias, sendo 19 escritas na língua materna cabo-verdiana e nove em língua portuguesa e uma crónica.

Paulo Ferreira Veríssimo nasceu em 1981, na cidade da Praia. É mestre em Ciências Sociais pela Universidade Cabo Verde e Licenciado em Sociologia pela Universidade Jean Piaget.

Desde 2001 tem vindo a publicar artigos de opinião em vários jornais do país, nomeadamente A Semana, A Nação e Santiago Magazine, reflectindo sobre vários temas da sociedade cabo-verdiana e tem participado também em algumas publicações científicas.

MC/JMV
Inforpress/Fim

 

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos