Assomada, 18 Set (Inforpress) – O delegado do Ministério da Educação (ME) em Santa Catarina garantiu hoje que o ano lectivo arrancou com a “normalidade desejável” no Liceu Amílcar Cabral, o maior liceu do país, e em todas as demais escolas desse município santiaguense.
Em declarações à Inforpress, depois de ter percorrido vários agrupamentos escolares de Santa Catarina, incluído o Liceu Amílcar Cabral (LAC), que recebe alunos do 5º ao 12º anos, Manuel do Rosário afirmou que além de os professores e alunos estarem nas salas de aula, as cantinas escolares abriram as portas para servir a refeição quente a partir de hoje.
Acrescentou ainda que em parceria com a Câmara Municipal de Santa Catarina e a Fundação Cabo-verdiana de Acção Social Escolar (Ficase) deram início ao transporte dos alunos do concelho, sobretudo das zonas distantes do centro da cidade.
Em Santa Catarina, os sete agrupamentos escolares e uma escola não agrupada, a Escola Técnica Grão-Duque Henri (ETGDH), vão receber, a partir de hoje, um total de 10.348 alunos no Ensino Básico Obrigatório (EBO) ou seja, 1º ao 8º anos, e do Ensino Secundário (9º ao 12º anos), os quais serão acompanhados por 716 professores.
No pré-escolar espera-se aproximadamente 1.500 crianças nos jardins públicos e privados, que vão ser orientadas por 138 monitoras, sendo 71 dos jardins públicos.
Em Santiago Norte, assim como em Santa Catarina nos demais cinco municípios que compõem a região, o ano lectivo 2023/2024 arrancou “dentro da normalidade” do pré-escolar ao Ensino Secundário.
FM/CP
Inforpress/Fim