Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Santa Catarina: Município sem casos autóctones de paludismo há três anos – delegada de Saúde

Assomada, 29 Abr (Inforpress) – A delegada de Saúde de Santa Catarina, Elisângela Tavares, revelou hoje que há três anos esse município do interior de Santiago não registou nenhum caso autóctone de paludismo.

Elisângela Tavares falava à imprensa, à margem do encontro de reflexão promovido pela Delegacia de Saúde de Santa Catarina, para celebrar o Dia Mundial da Luta Contra o Paludismo, assinalado no passado dia 25 de Abril, sob o lema “Faça um risco sobre o Paludismo”.

No entanto, a médica assegurou que o foco é conseguir manter “zero casos” locais, mas, para tal, apelou à colaboração de toda a população para esta luta contra todas as doenças de transmissão vectorial.

O não registo de casos autóctones de paludismo há três anos em Santa Catarina, segundo a mesma fonte, só foi conseguido através de uma vigilância sanitária “apertada” e com o esforço de todos os profissionais de saúde, com ênfase na luta anti-vectorial e na prevenção de doenças transmitidas por mosquitos.

“A meta é manter este resultado”, comprometeu-se, ressaltando também a importância do trabalho de localização dos possíveis focos de mosquitos e sua eliminação.

Por seu lado, o coordenador do Programa Nacional de Luta Contra o Paludismo (PNLP), António Moreira, disse que o município de Santa Catarina sempre esteve “muito activo” na luta contra esta doença infecciosa e que, alertou, pode matar.

Na ocasião, o responsável pediu um “djunta-mon” a nível nacional para essa luta.

O encontro, que decorreu no Salão Paroquial de Nossa Senhora de Fátima, Assomada, Santa Catarina, contou ainda com a presença do director da Região Sanitária Santiago Norte (RSSN), João Baptista Semedo, e da presidente da Câmara Municipal de Santa Catrina, Jassira Monteiro.
FM/JMV
Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos