Santa Catarina: Médicos portugueses oferecem consultas gratuitas de neuropsicologia para idosos

Assomada, 03 Dez (Inforpress) – Uma equipa de médicos portugueses vai estar, a partir desta terça-feira até quinta-feira, em Assomada, Santa Catarina, para realizar consultas gratuitas na área de neuropsicologia, direccionadas aos idosos desse município do interior de Santiago.

À Inforpress, a vereadora do Desenvolvimento Social da Câmara Municipal de Santa Catarina, Isabel Monteiro, explicou que a iniciativa partiu desta equipa de médicos de Coimbra, Portugal, e que a edilidade “acatou desde a primeira hora”, tendo em conta que é uma área com “muita carência” a nível local.

A equipa de médicos de Coimbra, que segundo a mesma fonte, já está em Assomada, vai efectuar consultas de avaliação neurológica e rastreio precoce de patologias, com foco na Doença de Alzheimer e outras demências, direccionadas aos idosos na faixa etária acima dos 50 anos.

Segundo uma nota da edilidade, a vinda desses médicos enquadra-se no âmbito do projecto de investigação “ESCUDO – Envelhecimento e declínio cognitivo: Incidência, perfis, factores de risco e de protecção” que se encontra em curso em Portugal.

De entre os diversos objectivos científicos do projecto destacam-se a avaliação da taxa de incidência do declínio cognitivo e demência na população adulta e idosa, validação de um protocolo de avaliação neuropsicológica para rastreio precoce dos sintomas iniciais de declínio cognitivo, caracterização do perfil de envelhecimento e investigação dos factores de risco e de protecção para o declínio cognitivo e demência no curso do envelhecimento.

A acção vai decorrer no Centro Cultural Norberto Tavares, entre as 09:00 e as 16:00, e, segundo a vereadora do Desenvolvimento Social, os utentes já estão sendo mobilizados em todas as comunidades do município.

Na ocasião, Isabel Monteiro afirmou que a edilidade tem “preocupado e zelado” para o bem-estar dos idosos desse concelho, por isso, lembrou, que têm inserido no orçamento camarário verbas para os apoiar na saúde, com destaque para realização de feiras de Saúde em várias localidades, apoio de medicamentos, de exames clínicos e cestas básicas.

FM/CP

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos