Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Santa Catarina: Liceu Amílcar Cabral celebra 35º aniversário com sonho de ter edifício totalmente reabilitado

Assomada, 18 Jan (Inforpress) – O Liceu Amílcar Cabral (LAC), em Assomada, Santa Catarina, comemora esta segunda-feira,20, o seu 35º aniversário e define como “maior desafio” a reabilitação de todo edifício, cujo projecto está orçado em 20 mil contos.

Em declarações à Inforpress, o director do LAC, Manuel do Rosário, lembrou que àquele estabelecimento de educação, construído em 1977,e que funcionou como Ciclo preparatório em 1982 e que só passou a funcionar como liceu em 1985, nunca teve obras.

Tendo em conta que esse montante ultrapassa a capacidade da direcção da escola, Manuel do Rosário informou que pretendem sensibilizar o Governo e parceiros para que possam materializar este projecto.

É nesse sentido que, segundo o responsável, no âmbito das comemorações do 35º aniversário do LAC, receberam esta sexta-feira a visita do primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, que, além de conversar com os alunos do 3º ciclo (11º e 12º anos), pôde também se inteirar das potencialidades e dos desafios da escola.

Relativamente ao projecto de reabilitação da escola, informou que o chefe do Governo prometeu levar essa preocupação ao Ministério da Educação e a todos os governantes, no sentido de juntos mobilizarem parceiros e recursos para melhorar as condições do seu funcionamento.

A reabilitação do LAC, cujo projecto está orçado em 20 mil contos, engloba intervenções profundas de todo o edifício, mudança de mobiliários, canalização e esgoto, electricidade, portas e janelas, pinturas, ou seja, ajuntou, envolve tudo aquilo que o Ministério da Educação exige para uma “educação muito mais moderna”.

No entanto, assegurou que, apesar do problema de infiltração de águas pluviais em algumas salas, as mesmas não põem em risco a segurança dos alunos, tendo em conta que, segundo ele, a construção do edifício é “robusta”.

Na ocasião, o responsável da educação manifestou a intenção dessa escola, que também tem preocupado com os problemas da sociedade e da família, em continuar a formar e a lançar para sociedade e para o mundo “bons quadros”.

Salas de informática devidamente equipadas para leccionar a disciplina de Tecnologias de Informação e Comunicação, pagamentos de propina, refeição quente e transporte escolar para os alunos mais carenciados, placa para prática da Educação Física , materiais desportivos e Internet banda larga são outras dificuldades do LAC apontadas.

O liceu Amílcar Cabral, transformado em Complexo Educativo, alberga 3.463 alunos do 5º ao 12º anos de escolaridade, orientados por 215 professores.

A instituição antecipou as actividades do 35º aniversário para hoje, tendo realizado um conjunto de actividades culturais, deposição de coroa de flores do busto do patrono, feira de gastronomia, inauguração da Unidade de Pronto Socorro, entrega de medalhas/troféus de jogos inter-escolas e prémios aos melhores alunos do ano lectivo 2018/19.

FM/JMV

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos