Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Santa Catarina: Jovens de Fonte Lima terminam hoje oficina de inventário e capacitação na prática da olaria tradicional

Assomada, 05 Ago (Inforpress) – Um grupo de jovens meninas da localidade de Fonte Lima, Santa Catarina, no interior de Santiago, terminam hoje uma oficina de inventário e capacitação na prática da olaria tradicional, promovida pelo Instituto do Património Cultural (IPC).

A acção formativa, que arrancou no passado dia 19 de Julho, que também vai decorrer na olaria de Trás-os-Montes, no Tarrafal de Santiago, se enquadra no âmbito do projecto oficina de formação e capacitação de jovens mulheres na preservação da olaria tradicional, financiado pela UNESCO, através do Programa de participação para 2020-2021, destinado a pequenos estados insulares em desenvolvimento.

Recentemente, em declarações à imprensa, a directora do Património Imaterial, Sandra Mascarenhas, explicou que o objectivo da formação é salvaguardar e resgatar, e ao mesmo tempo criar novas dinâmicas à volta das olarias tradicionais, tendo em conta que pretendem mostrar que além de preservar o património, existe um mercado para o mesmo.

Ou seja, ajuntou que além da formação em património material e o inventário vão fazer com cada uma das oleiras, que serão ministradas aulas práticas sobre o ciclo de produção de olaria, e temáticas como o empreendedorismo e a criação de pequenos negócios.

Acrescentou que o IPC quer que as oficinas de formação e capacitação sejam espaços de partilha e transmissão de conhecimentos e saber-fazer das oleiras com as jovens, sensibilizando-as para um património comum e, com recurso a outros autores, mostrar outros caminhos e ganhos sustentáveis associados à prática de forma a salvaguarda-la e despertar o interesse para em função da identidade e do seu custo benefício.

No final da formação, prevê-se a elaboração de um catálogo com os produtos resultantes da oficina e uma feira para exposição dos mesmos, refazendo o ciclo de produção, que serão apresentados em Dezembro como produtos da oficina.

O acto de encerramento da referida oficina vai ser presidido pelo ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, Abraão Vicente, na escola de EBI local, a partir das 15:00.

Entretanto, antes o titular da pasta da Cultura vai presidir a cerimónia de entrega de tambores a quatro grupos da tabanca de Santa Catarina, na Delegação Municipal da Ribeira Barca, a partir das 11:00.

FM/JMV
Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos