Santa Catarina: Jassira Monteiro leva mensagem de “força e de resiliência” às mulheres do município

Assomada, 08 Mar (Inforpress) – A presidente da Câmara de Santa Catarina reuniu-se hoje com funcionárias da autarquia e rabidantes para, através das mesmas, endereçar uma mensagem de “força e esperança” a todas as mulheres desse município do interior de Santiago. 

“Vou levar, sobretudo, mensagem para mostrar a força e a resiliência das nossas mulheres. Há necessidade de realizarmos mais encontros fora do ambiente de trabalho e com as mulheres rurais que labutam no Mercado Novo de Achada Riba, em Assomada”, adiantou à Inforpress Jassira Monteiro, a única mulher presidente de câmara no País. 

Para a autarca santa-catarinense, o Dia Internacional das Mulheres, assinalado hoje, sob lema “Inovação e tecnologia para a igualdade de género”, é um dia de reflexão, por isso que nesse encontro com o público feminino pretende mostrar-lhes que cada uma dentro da sua área de actuação é importante para o desenvolvimento da sociedade, e em particular do município que dirige. 

Na ocasião, como forma de valorizar cada uma delas, Jassira Monteiro que entregou um presente simbólico, ou seja, uma rosa, e assegurou que a edilidade tem implementado políticas públicas para as mulheres. 

A título de exemplo, a autarca apontou apoio/reforço dos negócios das vendedeiras ambulante, com o objectivo de saírem do informal para formal para que possam ter a cobertura social e entre outras iniciativas com foco nas actividades geradoras de rendimento. 

Tal medida, segundo Jassira Monteiro, vai ao encontro da Estratégia Nacional de Erradicação da Pobreza Extrema do Governo até 2026. 

Por outro lado, avançou, que tendo em conta que a maioria das mulheres labuta no Mercado Novo de Achada Riba, em Assomada, a autarquia, em parceria com o Governo, vai reabilitá-lo visando melhorar este espaço público e tirar as mulheres chefes de família da pobreza extrema.  

O evento, que teve lugar no Centro Cultural Norberto Tavares (CCNT), foi marcado por actividades culturais, em que a presidente Jassira Monteiro cantou e dançou o batuque, e ainda por uma feira de saúde no Mercado Novo de Achada Riba. 

Em Santiago Norte, a Câmara Municipal do Tarrafal, através do pelouro da Educação, Saúde e Coesão Social, promove hoje no Mercado de Artesanato e Cultura uma tarde de convívio em comemoração à efeméride. 

O Dia Internacional da Mulher, assinalado a 08 de Março, é uma data comemorativa que foi oficializada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1975. 

Essa data simboliza a luta histórica das mulheres por condições equiparadas às dos homens. Inicialmente, essa data remetia à reivindicação por igualdade salarial, mas, atualmente, simboliza também a luta contra o machismo e a violência. 

Suas sementes foram plantadas em 1908, quando 15 mil mulheres marcharam pela cidade de Nova York, EUA, exigindo a redução das jornadas de trabalho, salários melhores e direito ao voto. 

FM/AA 

Inforpress/Fim 

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos