Santa Catarina: Hospital Santa Rita Vieira com novo serviço de Laboratório de Análises Clínicas e Banco de Sangue

 

Assomada, 22 Jun (Inforpress) – O Hospital Santa Rita Viera, em Santa Catarina (Santiago) está equipado doravante com novo serviço de Laboratório de Análises Clínicas e do Banco de Sangue, para dar respostas às necessidades locais estimada em 30 mil pacientes por ano.

Segundo o responsável do laboratório, Cecílio Pires, a instalação desses novos serviços atende a uma reivindicação antiga por parte dos utentes, tendo em conta que a estrutura anterior era demasiada pequena e já não oferecia condições mínimas para acompanhar a demanda.

De acordo com este responsável, esses serviços acompanharam toda a dinâmica sanitária da região, que em 2008 atendia uma média anual de 7 mil pacientes, e hoje tem uma capacidade de atendimento a volta de 30 mil pacientes, efectuando mais de 312 mil exames anuais no laboratório.

A nível de transfusões de sangue, disse que passaram de 30 para mais de 400 transfusões, razão que lhes lava a estarem hoje satisfeitos com a concretização deste sonho.

O ministro da Saúde e da Segurança Social, Arlindo do Rosário, quem presidiu ao acto de inauguração, disse que o desafio agora é melhorar ainda mais os indicadores e a capacidade de respostas, porquanto, o hospital agora está em condições de servir melhor os utentes desta região sanitária, que alberga os seis municípios do interior da ilha de Santiago.

Para o director do hospital, Imadoêno Cabral, com as novas componentes do Laboratório de Análises Clínicas e do Banco de Sangue vão poder maximizar a gestão técnica desses serviços e libertar a capacidade de resposta, com mais salas para consultas e para a criação de novos serviços que consideram prioritários para este hospital.

Depois da inauguração dessas novas valências, o ministro e a delegada de Saúde de Santa Catarina inauguraram também o Posto de Colheita de Sangue, no Centro de Saúde de Assomada, que doravante passará a fazer colheita de sangue e enviar para o Banco de Sangue, como forma de facilitar a vida dos doadores.

Na ocasião, o governante anunciou que ainda este ano vão iniciar as obras de ampliação do Centro de Saúde de Assomada, de modo a dar uma melhor satisfação às necessidades dos utentes.

Arlindo do Rosário, visitou posteriormente as estruturas da saúde da região, designadamente, a unidade sanitária de base (USB) de Rincão e o posto sanitário de Achada Monte.

AM/FP

Inforpress/Fim

 

 

 

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
[wd_asp elements='search' ratio='100%' id=2]
    • Categorias

  • Galeria de Fotos