Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Santa Catarina: “Há uma dinâmica interessante no fomento do empreendedorismo e formação profissional” – presidente da JpD (c/áudio)

Assomada, 29 Jul (Inforpress) – O presidente da Juventude para a Democracia (JpD), Euclides Silva, disse hoje ter constatado uma dinâmica interessante no fomento do empreendedorismo e formação profissional em Assomada, no município de Santa Catarina, no interior de Santiago.

Euclides Silva fez esta constatação à imprensa no final da sua visita ao concelho de Santa Catarina para se inteirar das políticas da autarquia e do Governo voltadas para a promoção do empreendedorismo e da formação profissional.

“Em Santa Catarina há uma dinâmica interessante no fomento do empreendedorismo e formação profissional, sobretudo na inserção dos jovens beneficiários no mercado de trabalho”, notou o líder jota.

A título de exemplo, informou que pode ver que a Incubadora de Negócios da Câmara Municipal de Santa Catarina, que considerou de “exemplo a ser seguido” por demais concelhos, tem estado a apoiar dezenas de jovens na implementação dos seus planos de negócios e respectivos financiamentos junto dos parceiros.

E tendo em conta, que segundo ele, o financiamento é uma das reivindicações dos jovens empreendedores, disse ter notado que em Santa Catarina se está a dar “grandes passos” beneficiando dezenas de jovens.

Relativamente ao Centro de Emprego e Formação Profissional (CEFP) de Assomada, destacou, igualmente, o contributo do mesmo na inserção dos jovens no mercado de trabalho, através dos estágios profissionais e das formações que vão ao encontro das necessidades do mercado de trabalho.

“Felicitamos os promotores, o Governo e a câmara municipal pelo trabalho que estão a desenvolver na promoção do empreendedorismo e formação profissional no concelho de Santa Catarina”, disse, apelando os outros municípios a inspirarem na ideia de Assomada para criarem incubadoras de negócios e programas municipais de apoio ao empreendedorismo.

Se tal acontecer, Euclides Silva disse acreditar que pós-crise provocada pela pandemia de covid-19 vai-se criar mais emprego para os jovens, rendimentos para as famílias e valor para os concelhos e para o País.

Entretanto, admitiu que com a crise provocada pela covid-19 surgiram alguns desafios para a formação profissional e para se ser empreendedor, mas, no entanto, encorajou os jovens a não desistirem e para pensarem nas oportunidades que vão surgir pós-pandemia.

Durante a sua estada em Santa Catarina, além de visitar a Incubadora de Negócios e CEFP, o líder da JpD visitou a Escola Técnica Grão-Duque Henri e reuniu-se com o presidente da câmara, José Alves Fernandes.

FM/CP

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos