Santa Catarina: Grupos de Tabanca de Charco, Achada Leite e Lém Cabral celebram festa de Santo António

Assomada, 13 Jun (Inforpress) – Os grupos de Tabanca de Charco, Achada Leite e de Lém Cabral em Palha Carga dos Engenhos (Santa Catarina) celebraram hoje a festa de Santo António, com os jovens a comprometerem-se a não deixar morrer essa tradição.

As festividades de Santo António, iniciadas nessas localidades do interior de Santiago desde início de Maio, com actividades culturais e desportivas, com destaque para desfile/toque de Tabanca, foram marcadas hoje por uma missa solene em honra ao orago padroeiro, que levou centenas de pessoas a essas localidades para o tradicional “almoço popular”.

Em Santiago Norte, a festa de Santo António foi também celebrada hoje com uma missa na localidade de Ribeireta, em São Miguel, e na cidade de João Teves, em São Lourenço dos Órgãos, mas sem este género musical e manifestação cultural de Cabo Verde.

Os jovens dessas comunidades do concelho de Santa Catarina, abordados pela Inforpress, informaram que aceitaram o desafio lançado pelos veteranos, tendo assegurado que estão “empenhados” e “comprometidos” em não deixar morrer a tradição de Tabanca.

Entretanto, as actividades dos grupos de Tabanca de Santa Catarina esta quarta-feira,12, teve a tradicional “ladainha” e “jantar popular” e vão continuar ainda hoje com actividades culturais e toque/desfile de Tabanca.

Para a localidade de Charco, para esta quinta-feira, dia de Santo António, destaca-se uma missa e almoço popular a cargo do grupo de Tabanca, sendo que na quarta-feira o jantar popular esteve sob a responsabilidade dos juízes de festa.

Já no dia 23, em que será levantado o “corte”, ou seja, dia em que será desmontado o altar onde estava o santo e outros instrumentos, também considerado “fim das celebrações”, vai ser realizado também o chamado “baptismo da Tabanca”, bem como a primeira edição da corrida de burro.

Tendo em conta que faleceu um elemento de Tabanca de Charco, o festival de música, inicialmente agendado para esta terça-feira e quarta-feira , em Charco e Achada Leite, respectivamente, foi adiado para dia 22, desta vez apenas no Charco.

Já em Achada Leite, este ano não vai haver a missa, estando programada para hoje a tradicional “ladainha”, almoço popular e desfile/toque de Tabanca.

Depois do dia 13 de Junho, nessa localidade esta manifestação cultural vai ser levada a cabo durante mais uma semana, com destaque para desfile/toque e baptismo de Tabanca.

Em Palha Carga dos Engenhos, por seu lado, cujas actividades culminam no dia 17, foi celebrada hoje uma eucaristia, almoço popular e palestras sobre “Tabanca: Percurso e desafios enquanto património social e cultural de Cabo Verde” e “A participação activa da sociedade , para a valorização da Tabanca”.

Para esta sexta-feira, o grupo de Tabanca de Lém Cabral pretende homenagear, a título póstumo , o “eterno comandante” de Tabanca José Luís, emigrantes e patrocinadores.

Destacam-se ainda Na programação deslocação à casa do Rei da oferta de Poilão Boa Entrada (15 de Junho) e deslocação à casa da Rainha da oferta de Chã Varela, almoço popular e sessão cultural Tabanca -samba e batuque.

As actividades culminam no dia 17, com baptismo e casamento , arrematação das ofertas em corte.

A Tabanca vai ser classificada ainda este ano pelo Instituto do Património Cultural (IPC) como Património Nacional, instituição que almeja que a mesma seja declarada também Património Mundial.

Segundo o IPC, o projecto da classificação de Tabanca a Património Nacional vai ser preparado no sentido de que a mesma sirva para a sua candidatura a Património Mundial, o que constitui um grande desafio para o IPC.

À semelhança das outras festas de romaria, conforme informações avançadas à Inforpress pelo Comando Regional da Polícia Nacional (PN) de Santiago Norte, a segurança das pessoas vai ser garantida pelos efectivos da PN em todas as actividades.

FM/JMV

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos