Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Santa Catarina: Grupos da tabanca de Charco, Achada Leite e Lém Cabral comemoram festa de Santo António

Assomada, 13 Jun (Inforpress) – Os grupos da tabanca de Charco, Achada Leite e de Lém Cabral em Palha Carga dos Engenhos, em Santa Catarina (Santiago), comemoram hoje a festa de Santo António, marcada por uma missa em honra ao santo.

Segundo informações avançadas à Inforpress por estes grupos da tabanca, a festa de Santo António, este ano, mais uma vez por causa da pandemia da covid-19, vai ser marcada apenas com actividades religiosas (missa) e culturais (ladainhas), mas dentro das próprias comunidades.

Nesse sentido, à semelhança do ano anterior, não foi realizado o tradicional desfile da tabanca, mas, no entanto, hoje, depois da celebração eucarística, está prevista o tradicional “almoço popular”, mas dentro das regras sanitárias, asseguraram os grupos dessa manifestação cultural,  que é património cultural imaterial nacional.

Em Santiago Norte, a festa de Santo António também vai ser celebrada hoje com uma missa na localidade de Ribeireta, em São Miguel, e na cidade de João Teves, em São Lourenço dos Órgãos, mas sem este género musical e manifestação cultural de Cabo Verde.

Entretanto, as actividades dos grupos da tabanca de Santa Catarina este sábado tiveram a tradicional “ladainha cantada” em honra ao Santo António e toque de tabanca, mas dentro das referidas comunidades.

Em Palha Carga, cujas actividades iniciaram-se a 02 de Maio com içar da bandeira estas culminam no dia 03 de Julho, com a entrega da obra de melhoria na capela de Santo António pelo Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas.

Tendo em conta que se está na situação de calamidade, à semelhança das outras festas de romaria, conforme informações avançadas, a Polícia Nacional vai estar no terreno para fazer cumprir a lei e as recomendações sanitárias.

FM/AA

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos