Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Santa Catarina: Governo ausente em investimentos públicos para beneficiar a população -PAICV

Assomada, 18 Fev (Inforpress) – O presidente da Comissão Política Regional do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV, oposição) de Santiago Norte, António Fernandes, disse que o  Governo tem estado ausente em investimentos públicos para beneficiar a população.

O responsável fez estas declarações no segundo encontro da assembleia regional ordinária do PAICV da Região Santiago Norte, realizado  em Assomada, e que  contou com a participação de 300 delegados para  discutir a situação política na região e aprovar os instrumentos de gestão, ou seja relatório de actividades e contas do ano de 2018 e plano de actividades para 2019.

António Fernandes sublinhou  que  neste momento regista-se que Governo tem sido ausente em investimentos públicos para beneficiar a população  em Santiago Norte, já que diz ter constatado o “desinvestimento no sector de agricultura”.

Também a nível de  “bolsas crescente de pobreza extrema” outras com “dificuldades em levar a panela ao lume” e o “desemprego que tem crescido de forma galopante” em  Região Santiago Norte.

António Fernandes acusou o Governo de usar “medidas de propagandas” para “tentar esconder a falta de resposta” a nível da região e, como consequência, assinalou, tem também registado movimentos sociais que estão a demonstrar “de forma contundente” a “insatisfação”, tendo citado como exemplo o caso do Tarrafal.

Sublinhou, entretanto,   que Santiago Norte deveria ter uma “atenção melhor” porque  encontra-se “na cauda da simetria regional” em Cabo Verde, com “todos os indicadores estão abaixo do nível nacional”.

“Isso deveria interpelar o Governo sobre qual a estratégia  no sentido  de confirmar  investimentos   para  Santiago Norte”, concretizou.

Avançou que  com  esta assembleia regional, que também tem “um cunho estratégico”  do ponto de vista do ano 2019, que é um ano pré-eleitoral,   pretendeu-se reformular todas as estratégia  para o corrente ano, que classificou de “muito importante”, que é fazer eco  junto da opinião pública para “despertar atenção de todos, até do Governo”.

Por seu turno, a presidente do PAICV,  Janira Hopffer Almada, disse que   desde às eleições legislativa em 2016, o PAICV tem feito “um grande investimento” na estrutura, afirmando com “grande percurso e caminhada” e  que já permitiu renovar as estruturas regionais sectoriais, mas também federações das  autarcas do PAICV.

Destacou que o importante é que a estrutura esteja “a funcionar bem” e a levar aos cabo-verdianos a “realidade do País”, aquela que “a maioria pretende esconder”.

Lembrando que o foco tem que estar concentrado “no poder do povo, no interesse colectivo” e na promoção do “bem comum”, a responsável acrescentou que é “importante” que as estruturas “funcionam bem” , de modo que possam ter uma “oposição construtiva”, que  não só mostra a realidade do país como ainda apresenta a visão para Cabo Verde.

Segundo a líder do PAICV,   o “grande foco” é servir Cabo Verde, ao contrário do actual poder que “não está a servir Cabo Verde”, acrescentando que o Governo tem “falhado em todos os seus  compromissos” com os cabo-verdianos.

Entretanto, Janira Hopffer Almada declarou que o crescimento “não está ser aquele que foi prometido”,   como a criação de emprego, segurança e a dívida pública, esta última  que “continua a aumentar”, contrariamente às promessas de campanha.

Sublinhou que  para a ilha de Santiago, especialmente  o seu interior, o Governo disponibilizou 560 mil contos, enquanto utiliza “mais de 600 mil contos para deslocações e estadias”.

“Temos um Governo que não é sensível e não tem rosto humano e as famílias cabo-verdianas, infelizmente, estão a sentir no  seu dia-a-dia, e as empresas continuam a espera da taxa zero que lhes foi prometida”, concretizou Janira Hopffer Almada.

CL/AA

Inforpress/Fim

 

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos