Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Santiago: Entrada no Festival Nha Santa Catarina só com as duas doses da vacina (c/áudio)

Assomada, 19 Nov (Inforpress) – A edição deste ano do Festival Nha Santa Catarina que tem como cabeças-de-cartaz Garry e Buguin Martins, aprazada para este sábado, só vai permitir entrada no recinto dos festivaleiros que estiverem com vacinação completa com as duas doses.

A informação foi avançada hoje pela presidente da Câmara Municipal de Santa Catarina, Jassira Monteiro, em conferência de imprensa, para anunciar o alinhamento do Festival Nha Santa Catarina 2021, que se enquadra no âmbito do Dia do Município e da santa padroeira Santa Catarina, que comemora os 187 anos no próximo dia 25 de Novembro.

Nesse sentido, a chefe de executivo municipal, que esteve ladeado na conferência de imprensa do vereador da Cultura, Péricles Brito, avisou, que, tendo em conta que o País está ainda no momento pandémico que todas as regras sanitárias vão ser respeitadas, mormente o uso obrigatório de máscaras e apresentação do certificado ou cartão de vacina e documento de identificação válido e com foto.

Ou seja, Jassira Monteiro esclareceu que, de acordo com a resolução de 20 de Outubro, só poderá entrar no recinto deste festival pago a 500 escudos, quem estiver com as duas doses da vacina completa.

Aos jovens, que por causa do certame aderirem à campanha de vacinação, cujo município ainda tem a taxa inferior a 70 por cento (%), aconselhou-os a aguardarem por outras actividades culturais, que oportunamente vão ser promovidas pela edilidade santa-catarinense.

Na ocasião, a autarca fez questão de vincar que o certame está a ser realizado pela Total Serviços, uma empresa privada, e que a câmara é apenas um parceiro, assim como tem feito em todas as demais actividades realizadas nesse município do interior de Santiago.

“Não podemos falar da retoma e na promoção da economia local se não promovermos condições para que as actividades comecem a ser retomadas (…)”, justificou, sem, no entanto, avançar o orçamento e o montante a ser disponibilizado pela câmara.

Sobre os artistas que vão subir ao palco da antiga EMPA, este sábado, numa versão mais reduzida de apenas um dia de festival, no horário entre as 21:00 e as 04:00 do dia seguinte, adiantou que o certame vai contar com uma “mistura” de artistas a nível internacional e nacional.

É que, segundo ela, além dos “grandes nomes” da música cabo-verdiana como Garry, Buguin Martins e MC Acondize, o festival vai contar com presença de artistas locais, no âmbito da política da edilidade, da qual destacam os vencedores dos Cabo Verde Music Awards na categoria “Artista Vencedores” Janny Brito e Patrick Brito, e o artista de hip-hop crioulo de momento PCC.

Bedja Kp, DJ Runelton, DJ Tufon, DJ Wilson, Helder Sennah, Lavvy, Lito Freire, MC Prego Prego, Miguel Semedo juntam-se à Garry, Buguin Martins, Janny Brito e Patrick Brito, PCC e MC Acondize no palco do festival, junto à antiga EMPA.

À margem da conferência de imprensa, o vereador da Cultura avançou à Inforpress que ainda hoje vão ser montados o palco, iluminação e som na antiga EMPA e que vão estar prontos para o arranque do certame marcado para às 21:00.

A segurança e o cumprimento das regras sanitárias do festival que não vai permitir a entrada de garrafas no recinto, vai ser garantida tanto no recinto como nas imediações pelos efectivos da Polícia Nacional (PN), Protecção Civil, Inspecção-Geral das Actividades Económicas (IGAE) e também pelos fiscais da câmara municipal.

FM/CP

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos