Santa Catarina: Festas de Santo António celebradas sem desfiles da Tabanca de Lém Cabral e outras manifestações populares

Pedra Badejo, 12 Jun (Inforpress) –  O grupo da Tabanca de Lém Cabral, em Palha Carga, Santa Catarina, vai celebrar as festas de Santo António sem o tradicional desfile de tabanca, que deveria iniciar hoje, mas foi cancelado por causa da pandemia da covid-19.

Segundo revelou à Inforpress o responsável do grupo, Bernardo Borges, o desfile iria decorrer de hoje a quarta-feira, 17, mas, por causa da pandemia, resolveram fazer apenas uma devoção com poucas pessoas.

A Tabanca de Lém Cabral tem uma ligação directa com as celebrações das Festas de Santo António. Antes da chegada do “grande dia”, faz-se uma noite de “Ladainha” em sua memória.

Há cerca de quatro anos construiu-se uma capela para a celebração da missa de Santo António, no dia 13, culminando assim com a saída do grupo para a casa do Rei e da Rainha.

“A missa acolhe pessoas de Palha Carga, os vizinhos da Ribeira dos Engenhos, Chão de Tanque, Rincão, assim como pessoas de outras localidades, curiosos e turistas. Depois temos um almoço de confraternização com todos os presentes. Já nos dias 14, 15, 16 e por aí diante, vamos para a casa do Rei, Rainha e os Reis da oferta, com desfiles, cânticos e toda a alegria”, expressou.

Trata-se de uma das “marcas” de Palha Carga, passando de geração a geração, desde os tempos antigos.

Todos os anos, durante o mês de Junho, centenas de pessoas vão dar à Palha Carga, para “brincar” a Tabanca de Lém Cabral, mas este ano, por causa da covid-19, não foi possível.

Cabo Verde contabiliza 697 casos acumulados de infecção por covid-19 desde 19 de Março, dos quais 294 recuperados e seis óbitos.

Nas últimas 24 horas, o país registou 40 novos casos, sendo 17 na Praia, 16 no Sal e sete em Santa Cruz, estando o país, neste momento, com dois doentes em estado grave, segundo fontes sanitárias.

WM/CP

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos