Santa Catarina: Feira de Artesanato, Gastronomia e Agronegócio arranca em Assomada com mais de 20 expositores

Assomada, 18 Nov (Inforpress) – A Feira de Artesanato, Gastronomia e Agronegócio arrancou hoje na Zona Pedonal, em Assomada, Santa Catarina, para promover artesãos locais e da ilha de Santiago, da gastronomia tradicional e dos empreendedores do agronegócio.

O evento, promovido pela edilidade santa-catarinense, no âmbito do Dia do Município e da santa padroeira Santa Catarina, que comemora os 188 anos no próximo dia 25 de Novembro, conta com participação de mais de 20 expositores.

Em declarações à Inforpress, à margem da abertura do certame, o artesão Beto Diogo, explicou que contrariamente aos anos anteriores este ano propuseram uma modalidade diferente denominado “street art full” (rua cheia de arte, em português), daí a escolha da Zona Pedonal em vez do Espaço Artesão para implementarem esta nova modalidade.

Informou que de hoje a 24 de Novembro, vão estar em exposição e venda produtos diversos como bordados, rendas, artes em cabedal, artes plásticas, bijuteria, doces diversos, plantas ornamentais, mobílias, cerâmica e cestaria.

Paralelamente ao certame, o Centro Cultural Norberto Tavares acolhe a “Exposição Pedro Rolando dos Reis Martins In Memoriam”, sob a responsabilidade do Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas e do Instituto do Arquivo Nacional de Cabo Verde, com o apoio da Câmara Municipal de Santa Catarina.

A mesma, segundo a organização, vai fazer uma viagem pela vida e a obra de Pedro Martins, um militante santa-catarinense na luta contra o colonial fascismo, o mais novo preso político do Campo de Concentração do Tarrafal libertado no 1º de Maio de 1974, escritor e arquitecto, recentemente falecido.

A nível cultural consta ainda “Tardes Culturais”, de 22 a 24, que visam animar a Feira de Artesanato, Gastronomia e Agronegócio e promover os artistas locais, Desfile de Moda Africana, no dia 22, na Praça Central e Festival de Batuco e Funaná, 23, na localidade de Cruz Grande.

Sobre o festival de música “Nha Santa Catarina 2022”, destaque da festa, que arranca esta noite, o vereador da Cultura, Péricles Brito, garantiu que já está tudo a postos para o arranque do festival que terá no palco artistas para todos os gostos e gerações.

Para hoje, primeiro dia, sobem ao palco do estádio municipal de Cumbém, a partir das 22:00, Bedja KP, Big-Z Patronato, Dynamo, Elida Almeida, Jeniffer Dias, Lito Freire, Tikay e os talentos locais como DuDek & JP e Alex Jimmy.

No segundo e último dia, 19, estão previstas actuações dos Calema, Du Marthaz, Josslyn, Fidjus di Code di Dona, Leo Pereira, MC Acondize, Ruben Teixeira, PCC, Soraia Ramos, Zé Mário Bulimundo e talentos locais como Djarrull e Luca.

A animação dos dois dias do festival de música vai estar a cargo do DJ Pensador (apresentador), DJ Wilson (DJ oficial) e, ainda, a participação especial do DJ Nuel, MC Euclides e MC Neguinho.

Para assinalar as festividades da santa padroeira, Santa Catarina, foi programado um leque de actividades culturais e desportivas que arrancaram desde Outubro.

As festividades terão o seu ponto alto no dia 25 de Novembro com procissão e missa em honra da santa padroeira.

FM/HF

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos