Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Santa Catarina: Feira das Artes e Gastronomia regressa para “dinamizar a economia local” de Assomada e Cruz Grande

Assomada, 17 Nov (Inforpress) – A Feira das Artes e Gastronomia arrancou hoje em Assomada para “dinamizar a economia local” da cidade e da localidade de Cruz Grande, que terá extensão do evento de 22 a 24 do corrente mês.

O evento, promovido pela edilidade santa-catarinense, no âmbito do Dia do Município e da santa padroeira Santa Catarina, que comemora os 187 anos no próximo dia 25 de Novembro, conta com 25 expositores ligados ao artesanato e gastronomia locais e da ilha de Santiago e regressou após um ano de ausência, por causa da pandemia de covid-19.

Em declarações à Inforpress, à margem da abertura do certame, o vereador da Cultura, Péricles Brito, disse que tanto o evento de Assomada, que vai decorrer até domingo, 21, no Espaço do Artesão, e de Cruz Grande, onde a festa tem maior concentração, tem como objectivo retomar e dinamizar a economia local.

Informou que nas artes, os artistas vão apresentar produtos como bordados, rendas, artes em cabedal, cerâmica e cestaria e na gastronomia produtos como pastéis, cuscuz, linguiças, moreia, doces diversos, entre outros produtos tradicionais de toda a ilha de Santiago.

A feira conta ainda com venda plantas ornamentais e produtos agrícolas.

Na ocasião, o autarca lembrou que as actividades culturais arrancaram no dia 13 de Novembro, com o desfile de moda, na Praça Central de Assomada, seguido da Feira do Livro da Livraria Pedro Cardoso que abriu na segunda-feira,15, e termina esta quinta-feira,18.

Paralelamente ao certame, no Centro Cultural Norberto Tavares, a artista plástica Sónia Lopes expõe trabalhos de artes plásticas e artesanato.

A exposição intitulada “Arte, Luzes e Bugigangas” prolonga-se até domingo, 21.

Sobre o festival de música Nha Santa Catarina, destaque da festa, este responsável adiantou à Inforpress que a edilidade se encontra a discutir as condições sanitárias com as autoridades competentes, mormente a Delegacia de Saúde local, Protecção Civil, Inspecção-geral das Actividades Económicas (IGAE) para a realização do certame, que este ano será realizado apenas um dia, 20 de Novembro.

Entretanto, o autarca vai avisando aos festivaleiros que é obrigatório o uso de máscaras e apresentação do certificado ou cartão de vacina e documento de identificação com foto.

Ou seja, esclareceu que de acordo com a resolução de 20 de Outubro só poderá entrar no recinto deste festival pago a 500 escudos, quem estiver com as duas doses da vacina completa.

De entre os nomes do cartaz ainda por fechar, constam os vencedores na categoria “Artista revelação” dos Cabo Verde Music Awards’2020 (CVMA), Janny Brito e Patrick Brito, Lavvy, MC Prego Prego, Bedja KP, MC Acondize, Miguel Semedo, PCC e Garry.

FM/JMV
Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos