Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Santa Catarina: FAO recolhe subsídios para elaboração do projecto de mobilização de água para agricultura (c/áudio)

Assomada, 12 Jul (Inforpress) – A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) reuniu-se hoje com os agricultores de Santa Catarina visando a recolha de subsídios para enriquecer o projecto de mobilização de água para a agricultura, em elaboração.

O encontro de recolha de subsídios para a elaboração do referido projecto que em Santa Catarina contempla as localidades de Charco e João Dias, teve lugar no Salão Nobre dos Paços do Concelho e contou ainda com a presença das autoridades locais deste município do interior de Santiago.

Em declarações à imprensa, o especialista de operações e projectos de emergência da FAO, Oumar Barry, explicou que este encontro teve como objectivo apresentar a nota conceptual deste projecto de mobilização de água para o sector agrícola, que poderá ser submetido ao Fundo de Adaptação das Mudanças Climáticas para financiamento.

No entanto, esclareceu que antes de submeteram o projecto para financiamento vão identificar os problemas existentes nas duas bacias hidrográficas, a do Charco e João Dias, apresentar proposta técnica de melhoria a ser introduzida para gestão de água, fazer todo o trabalho da reflorestação e da conservação de solo.

Prevê-se ainda a construção de infra-estruturas físicas e estruturas biológicas.

Na ocasião, informou que vão ainda discutir com as autoridades locais tudo aquilo que poderá ser feito para a melhoria da gestão das bacias hidrográficas com ênfase no desenvolvimento da agricultura e da cadeia de valor.

Relativamente à gestão das bacias hidrográficas, Oumar Barry esclareceu que a mesma tem que ser adaptada ao clima e que tem que levar em conta a questão do género.

Por sua vez, o vereador da Economia Local, Investimentos, Obras e Infra-estruturas Municipais, Jacinto Horta, manifestou o “total engajamento” da Câmara Municipal de Santa Catarina, isto, porque segundo ele querem, através deste projecto levar o desenvolvimento para as localidades beneficiadas.

“A câmara municipal vai colocar todo o seu esforço e energia para que este projecto tenha êxito, e tudo que for necessário para que quanto antes o projecto seja concluído e submetido para o seu financiamento efectivo”, comprometeu-se o autarca.

Jacinto Horta disse acreditar que a implementação deste projecto vai promover o desenvolvimento local nas duas localidades contempladas.

Aliás, segundo ele, por ser um concelho rural e a mais agrícola do País o referido projecto “veio em boa hora”, sustentando que com a água disponível e com uma política agrícola que vai ao encontro dos agricultores vai trazer desenvolvimento e rendimento para as famílias.

Além da ilha de Santiago, o referido projecto contempla bacias hidrográficas das ilhas de São Nicolau e Boa Vista.

FM/ZS

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos