Santa Catarina: Escola Secundária Armando Napoleão Fernandes assinala aniversário com homenagens

 

Assomada, 19 Jun (Inforpress) – A Escola Secundária Armando Napoleão Fernandes, em Santa Catarina (Santiago) completou hoje nove anos de existência e, para comemorar a data, foram homenageados professores, alunos e ex-directores que deram “algum contributo” para a afirmação dessa escola.

Fundada em 2008, na localidade de Achada Falcão, a escola, segundo o director, Antonino Furtado, está empenhada em preparar os alunos não só para terem um certificado académico, mas também para que possam entrar no mercado com o “saber fazer”.

Durante esses noves anos de caminhada, no dizer deste responsável, nem tudo foi fácil, pois foram anos de “luta e de sucesso”, mas o objectivo maior é fazer com que “esta criança cresça de forma saudável e seja uma escola que traga muito orgulho a todos”.

Um dos principais desafios,  afirmou é a mobilização de recursos para a reparação deste edifício e dos materiais.

“Estamos numa comunidade rural em que o poder de compra dos pais é baixo e, por isso aplicamos uma propina no limite mínimo e isso tem criado uma série de constrangimentos a nível de infra-estrutura quando carece de reparação. Todavia, estamos em busca de parceiros para resolver este problema”, afirmou.

Para assinalar a data, a direcção organizou um leque de actividades culturais, mas o ponto alto foi acto de entrega de certificado aos alunos de quadro de honra do primeiro e segundo trimestres, entrega de troféus aos professores que participaram do torneiro de futebol e homenagens aos ex-directores.

Para o director é sempre bom reconhecer todos que de algum modo, deram o seu contributo para que esta escola vá para frente, como Felisberto Martins, Leila Veiga, Anildo Tavares e Filipino Martins.

Felisberto Martins foi o primeiro director desta escola e, segundo contou, quando iniciou as suas funções havia muita coisa para fazer, pois somente existia o edifício e não havia placas desportivos, não havia muitas salas, carteiras, electricidade e água e a estrada não era calcetada.

Passados todos esses desafios, hoje Felisberto Martins encoraja o novo director a continuar a trabalhar para que esta escola seja reconhecida e continue a obter ganhos.

Neste momento, Escola Secundária Armando Napoleão Fernandes conta com 1200 alunos orientados por 76 professores.

AM
Inforpress/Fim

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
[wd_asp elements='search' ratio='100%' id=2]
    • Categorias

  • Galeria de Fotos