Santa Catarina: ESANF promove palestras e actividades desportivas na localidade de Ribeira da Barca

Assomada, 24 Fev (Inforpress) – A Escola Secundária Armando Napoleão Fernandes (ESANF) desenvolve hoje palestras e actividades desportivas nas modalidades de andebol e futsal na localidade de Ribeira da Barca, no concelho de Santa Catarina visando a promoção de saúde e desporto.

Nas duas iniciativas, que se enquadram no âmbito do seu projecto de candidatura à segunda edição do “Selo de Qualidade em Educação”, do Ministério da Educação, na categoria “Instituição Educativa Promotora do Desporto e da Saúde”, além da população local participam alunos e professores daquele complexo educativo.

No desporto vão estar em destaque as modalidades de andebol e futsal, que vão contar com a participação de professores, alunos e pais e encarregados de educação e na palestra, a ser ministrada pelo enfermeiro responsável do posto de saúde local, Hélder Silva, serão abordados temas como alcoolismo, delinquência juvenil e gravidez na adolescência.

Em declarações à Inforpress, a sub-directora para Assuntos Sociais e Comunidades, Sandra Horta, disse que a iniciativa dá uma “atenção especial” à questão da gravidez na adolescência, para que possam fazer um trabalho articulado junto com os pais e encarregados de educação, professores e todos os parceiros locais.

É que segundo ela, pretendem ainda capacitar os pais e encarregados de educação sobre esta problemática para que possam ter conhecimentos que lhes permitem dialogar com os seus filhos “abertamente” sobre os métodos contraceptivos, acreditando que assim vão reduzir a gravidez na adolescência.

Esta iniciativa, assegurou a mesma fonte, vai ser levada a outras localidades daquele município do interior de Santiago.

Do projecto consta palestras sobre “motivação e importância de plano de estudos”, encontros com activistas do projecto “Gravidez na adolescência, agora não!”, da Região Sanitária Santiago Norte (RSSN), e com técnicos de saúde de Santa Catarina visando o combate ao alcoolismo.

A iniciativa que conta com mais de 2000 intervenientes, sendo 1920 alunos, 87 professores 25 funcionários, pais e encarregados de educação tem previsto ainda campanha de limpeza, feira de saúde e realização de torneios entre escolas destinados aos alunos e professores.

Em Santa Catarina, mais duas escolas candidataram à segunda edição do “Selo de Qualidade em Educação”, sendo que a Escola técnica Grão-Duque Henri na categoria “Amiga do Ambiente e Promotora das Artes” com o projecto de desfile de Carnaval sob o tema “Do luxo ao lixo” e ainda actividades para promoção da morna e do ambiente.

À semelhança da ESANF, o agrupamento de Achada Lém candidatou-se na categoria “Instituição Educativa Promotora do Desporto e da Saúde” em que pretende realizar actividades desportivas e distribuição de frutas aos doentes.

FM/CP

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos