Assomada, 20 Fev (Inforpress) – A energia eléctrica vai chegar, ainda este ano, à Ribeira dos Engenhos, mormente às localidades de Poilão, Mato Gegê, Librão, João Bernardo e Travessa Baixo, anunciou hoje fonte da autarquia santa-catarinense.
A mesma fonte avançou à Inforpress que as obras para este projecto de electrificação financiado pelo Governo, virado para estas “grandes localidades” e com potencial económico, vão arrancar ainda hoje.
Com isso a edilidade em parceria com o Governo responde assim a uma das reivindicações antigas dos moradores desses povoados que se dizem “abandonados” pelas autoridades e reclamam há muitos anos o direito à luz eléctrica 24 horas/dia, e ainda rede móvel, telefone fixo e sinal de televisão, assim como outras comunidades do concelho e do país.
Recentemente em entrevista à Inforpress, o edil José Alves Fernandes disse acreditar que vão ficar por electrificar algumas “pequenas localidades”, mas que são casos que, segundo ele, os trabalhos vão decorrer com “mais facilidade” e que exigem menos recursos, tendo reiterado o compromisso de, até o final do seu mandato [2020], ter o concelho electrificado a 100%.
“Estamos optimistas de que o concelho de Santa Catarina vai estar coberto a 100% à rede pública de energia eléctrica até final do mandato, tendo em conta que há uma forte parceria com o Governo que tem uma visão muito clara sobre a electrificação”, vaticinou o edil santa-catarinense.
Em 2017 as localidades de Charco, Achada Ponta, Achada Leite e em 2018 Achada Fora e Chã de Monte foram ligadas à rede eléctrica.
FM/ZS
Inforpress/Fim