Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Santa Catarina: Empresa Nacional de Produtos Farmacêuticos promove feira de saúde em Assomada

Assomada, 19 Mai (Inforpress) – A Empresa Nacional de Produtos Farmacêuticos (Emprofac) promoveu hoje, pela primeira vez, em Assomada, Santa Catarina, a sua feira de saúde anual que decorreu em três espaços públicos, nomeadamente Praça Central, PMI e na Delegacia de Saúde.

Em declarações à Inforpress, o director Comercial e Gestão de Clientes, Esmeraldo Gomes, disse que a empresa, que tem por missão abastecer o mercado nacional em medicamentos e materiais médicos hospitalares, introduziu no âmbito da responsabilidade social esta feira como uma das actividades para a população cabo-verdiana.

É nesse sentido que, segundo o mesmo, a Emprofac, que tem sido parceira de várias feiras de saúde em diferentes localidades e municípios de Cabo Verde e que tem realizado este evento anual, decidiu este ano descentralizar esta actividade que tem sido realizada na Cidade da Praia, tendo este ano escolhido o concelho de Santa Catarina.

De acordo com a fonte, os médicos que terão uma “conversa aberta” sobre a saúde para o bem dos pacientes, já tem indicação de caso alguém aparentar uma situação que exige um melhor tratamento seja encaminhado para o Hospital Regional Santiago Norte ou para o Hospital Central da Praia.

Rastreio de hipertensão, de glicémia, do cancro da mama, do cancro de colo do útero, do cancro da próstata, sensibilização sobre nutrição, sensibilização sobre o uso racional de medicamentos, consultas de ginecologia, dermatologia, cardiologia, urologia, estomatologia e nutrição são as actividades a serem desenvolvidas durante o dia.

Por outro lado, informou que a feira de saúde, realizada em parceira com a autarquia local, o Hospital Regional de Santiago Norte, Hospital Central da Praia, Amigos da Emprofac, Delegacia de Saúde, a Verdefam, a Protecção Civil, a Polícia Nacional, a Universidade de Santiago, a ACLCC (Associação Caboverdiana de Luta contra o Cancro) e a Cruz Vermelha, vai ter ainda uma exposição de medicamentos para casos de dermatologia.

Por sua vez, a vereadora do pelouro do Desenvolvimento Social, Isabel Monteiro, que considerou a feira de saúde da Emprofac de “maior” em relação aos que têm sido realizadas no município, por trazer especialidades diversas que vão ajudar os munícipes que na sua maioria não têm dinheiro para realizar consultas.

De entre as especialidades, a autarca destacou a dermatologia, que na sua opinião veio em “boa hora”, tendo em conta que há crianças que têm apresentado problemas “preocupantes” de pele, cujos pais não têm condições financeiras para realizar consulta nesta área.

Tendo em conta a “adesão massiva” dos santa-catarinense nesta feira de saúde da Emprofac, onde muitos não foram atendidos, Isabel Monteiro deixou o compromisso da edilidade realizar mais iniciativas do tipo, nas zonas rurais do concelho, com o intuito de levar informação e especialistas de áreas diferentes.

Já a população congratulou-se com a iniciativa, tendo em conta que é uma consulta gratuita, porque muitos não têm dinheiro para irem a uma consulta nas mais diversas especialidades, tendo apelado à realização de feiras nas suas localidades.

FM/ZS

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos