Santa Catarina: Edil destaca “mudança profunda” e com resultados positivos em todas as áreas de governação

 

Assomada, 21 Set (Inforpress) – O presidente da Câmara Municipal de Santa Catarina, José Fernandes Alves, disse que, hoje, neste município do interior de Santiago, nota-se uma “mudança profunda”, destacando resultados positivos em todas as áreas transversais de governação.

“Constatamos uma mudança profunda no concelho, com resultados e melhorias pela positiva e transversais em todas as áreas de governação. Há um engajamento e um espírito de entrega total de todas as vereações e tem traduzidos em ganhos visíveis”, afirmou o edil.

Beto Alves, como é também conhecido o autarca santa-catarinense, que falava à imprensa, quarta-feira, para fazer balanço de um ano do seu mandato assinalado hoje, apontou como ganhos, a modernização administrativa e estabilidade governativa e política.

Isto porque, segundo ele, a sua equipa tem dado prioridade a uma governação de proximidade, com ênfase na socialização dos projectos estruturantes com os munícipes.

Neste primeiro ano de mandato, fez saber que deu uma “especial atenção” ao centro da cidade, elegendo a infraestruração “como um eixo estratégico e importante” para o desenvolvimento, começando pela planificação.

Da planificação constam o plano de reabilitação de Rincão, em fase de conclusão, o projecto de reabilitação dos bairros da cidade e a frente marítima da localidade piscatória de Ribeira da Barca, que vai ser requalificada ainda este ano.

Relativamente ao projecto de requalificação, reabilitação e modernização do centro da cidade de Assomada, a ser executado com financiamento da banca, constam obras que vão arrancar “em breve”, segundo o autarca, como asfaltagem das principais artérias da cidade e a zona pedonal.

Ordenamento do trânsito, com o terminal de passageiros em obras, comércio informal, transformação do Pelourinho em palco de “grandes eventos” culturais, são outros projectos da requalificação da urbe.

O executivo camarário esclareceu que mesmo priorizando o centro com “obras estruturantes”, todos os outros povoados vão beneficiar de obras, apontado o desencravamento de localidades com calcetamento de estradas, nomeadamente em Gil Bispo, Vassoura, Junco e Achada Ponta, electrificação de Achada Leite e Charco, e ligação domiciliária de água, em Rincão e Boa Entradinha.

Em relação ao saneamento, Beto Alves salienta que o sector tem dado “sinais claros” de melhoria, enquanto a cultura apresenta uma “nova dinâmica” com “actividades de excelência”, e o desporto, com obras de arrelvamento do campo de Chã de Tanque e placa desportiva de Palha Carga.

A fiscalização, que vem “repondo a legalidade, evitando a concorrência desleal”, o desenvolvimento social, com destaque para atendimento de acção social, são outras áreas com “realizações visíveis”, de acordo com o edil santa-catarinense.

A reabilitação de casas é uma outra área que a equipa de Beto Alves promete priorizar, em parceria com o Governo, indicando que, até ao momento, das cerca de quatro mil casas em situação “crítica”, em Santa catarina, foram reabilitadas 100.

O autarca destacou a relação de confiança com o executivo visando a “resolução de problemas estruturantes” do concelho a vários níveis.

“Temos um mandato de quatro anos, primeiro vamos arrumar a cidade”, afiançou, ajuntando que as realizações são partilhadas, tendo em conta que a câmara que lidera governa com sentido de equilíbrio em todos os pontos do concelho.

“Vamos cumprir os compromissos da nossa plataforma que já está em curso”, concluiu.

Para assinalar o primeiro ano de mandato, a equipa camarária realiza uma sessão especial no Salão Nobre dos Paços do Concelho, contando com intervenções da eleita municipal Adélcia de Pina e do presidente Beto Alves.

Ainda estão programadas várias actividades com animação musical a cargo de Bob Mascarenhas e, à tarde, a Praça Central será palco de animação para crianças com o palhaço Xclumbumba, pintura facial, pula-pula e escorrega e um espetáculo musical com artistas de Santa Catarina.

FM/CP

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos