Santa Catarina do Fogo: Município será dotado de cinco cuidadores de pessoas dependentes – ministro da Família

São Filipe, 06 Out (Inforpress) – O município de Santa Catarina do Fogo vai ser dotado no próximo ano de cinco cuidadores de pessoas com dependências, disse quarta-feira o ministro da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social, Fernando Elísio Freire.

O titular da pasta da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social que presidiu à inauguração do Centro de Dia de Lapinha, nos arredores da cidade de Cova Figueira, avançou que além dos cuidadores, o Governo está a criar as condições para dar maior atenção aos idosos, às crianças e pessoas com deficiência e no próximo ano mais três mil pessoas serão contempladas com pensão social mínima e todos os casos pendentes nos municípios da ilha do Fogo serão resolvidos.

Por outro lado, assegurou que o executivo vai subsidiar o ensino pré-escolar e o Centro de Dia com um orçamento virado para as pessoas, sublinhando que no município de Santa Catarina do Fogo será universalizado o acesso ao pré-escolar e creche, se tiver infra-estruturas para tal, a todas as crianças com idade inferior a cinco anos, através de um acordo de parceria, além de desenvolvimento de programas para aumentar a inclusão, acesso à saúde, autoestima e alegria das pessoas idosas.

“Enquanto governo queremos ser recordados por aquilo que fizemos para as pessoas que precisam de nós, os idosos, as pessoas com deficiências e as crianças”, referiu Fernando Elísio Freire, sublinhando que o foco é nas pessoas que precisam de mais apoio e acção.

O ministro da Família destacou o Programa Mais criado pelo Governo com o objectivo de incluir todos e eliminar a pobreza extrema, adiantando que para financiar as várias actividades do programa o Governo vai criar um fundo, denominado de Fundo Mais, para financiar o funcionamento de centros de dia e programas de eliminação de pobreza.

Para alimentar o Fundo Mais, o executivo vai introduzir alguma alteração na taxa de turismo de modo que as pessoas que visitam Cabo Verde passam pagar meio euro, menos de 60 escudos.

“O centro de dia de Lapinha vai de encontro aquilo que definimos”, disse Fernando Elísio Freire que classificou a inauguração e entrada em funcionamento como “um momento importante”, sublinhando que não obstante o momento difícil que se vive, nunca o Governo perdeu o foco e o sentido de responsabilidade daquilo que quer com a nossa população.

Este pediu às pessoas para darem um bom uso ao centro, preservando-o, lembrando que se for bem conservado os recursos que poderiam ser utilizados para a sua reparação serão aplicados na construção de outros centros para acolher os idosos.

Por sua vez, o presidente da câmara de Santa Catarina do Fogo, Alberto Nunes, referiu que o centro de Lapinha é um projecto que começou numa parceria e enquadra-se no plano da governação desde 2016, mas que só agora é uma realidade.

Depois de agradecer às instituições públicas e privadas que contribuíram para a construção do centro, Alberto Nunes destacou que a área social constitui um dos pilares que a câmara privilegiou na parceria de cooperação.

“A conclusão deste projecto mostra que quando agimos com parceiros estratégicos que têm o mesmo objectivo, o trabalho fica mais fácil, o resultado mais rápido e com impacto nas pessoas”, referiu o edil, indicando que o centro de Lapinha constitui uma reivindicação antiga e que vem desde o primeiro dia da sua governação iniciada em 2016.

“Se não fossem os três anos da seca e mau ano agrícola, da pandemia, da guerra e do chumbo do orçamento para 2022 estaria pronto há muito tempo, mas hoje é uma realidade”, advogou Alberto Nunes.

O autarca aproveitou para fazer uma radiografia do município de Santa Catarina com os vários investimentos realizados nos diferentes sectores, desde educação, passando pela habitação, agricultura e pecuária, pesca, turismo, sintetizando que “Santa Catarina do Fogo é hoje um município  diferente” porque todos os recursos mobilizados foram bem empregues e com impacto nas diferentes comunidades.

JR/ZS

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos