São Filipe, 07 Set (Inforpress) – As obras da construção da área envolvente da Baía piscatória e turística de Alcatraz, no município de Santa Catarina do Fogo, iniciaram terça-feira com a sua adjudicação a uma empresa local.
O presidente da câmara de Santa Catarina do Fogo, Alberto Nunes, avançou que dada a “grande” procura, Alcatraz passou, além da valência piscatória, a agregar a valência turística, sublinhando que as obras da segunda fase vão mudar a vida dos pescadores e dar novo rumo aos sectores da pesca e do turismo.
“A Baia de Alcatraz vai ser de referência, não só a nível da ilha como também a nível nacional e a conclusão da segunda fase trará uma maior dinâmica na economia do município e consequentemente trará felicidade aos pescadores e peixeiras”, vaticinou Alberto Nunes.
A construção do envolvente da Baía piscatória e turística de Alcatraz, orçado em pouco mais de 21.600 contos terá de entre outros um arrastadouro e abrigo para embarcações de pescas, duas piscinas, lanchonete, área de lazer e espaço arborizado onde se prevê a fixação de 50 pés de coqueiros.
A empresa STC – Projetos e Construções Sociedade Unipessoal, Lda, tem um prazo de 158 dias úteis para realizar os trabalhos que contam com financiamento da câmara de Santa Catarina, PNUD e Fundos de Ambiente e de Turismo.
A primeira fase, orçado em 22 mil contos assegurados pelo Sistema das Nações Unidas, através do Fundo de Descentralização e pela autarquia, consistiu na construção da casa dos pescadores, a reabilitação da estrada que liga Monte Vermelho ao porto de desembarque de pescado de Alcatraz, assim como das centenas de degraus (escadas) que dá acesso à praia e o seu farol.
Alberto Nunes avançou à Inforpress que neste momento a autarquia está a mobilizar recursos para a construção do novo troço de estrada de acesso, mas assegurou que a rede de adução de água à Baía de Alcatraz, em curso neste momento, deverá ficar concluída dentro de poucas semanas.
Além da rede de adução de água, a autarquia vai dotar a localidade piscatória e turística de rede de energia eléctrica, com recurso à energia renovável, observando que os painéis necessários foram encomendados por uma empresa contratada e que deverão chegar ao país nos próximos dias.
A autarquia está a trabalhar com as operadoras de telecomunicações para dotar Alcatraz de rede móvel e de internet, referiu Alberto Nunes, sublinhando que a construção do complexo de pesca trouxe um conjunto de incentivos para a localidade de Alcatraz que já começou a receber visitas de turistas e com muitos residentes à procura do local para fins-de-semana.
Quanto à aquisição de uma máquina de produção de gelo para apoiar os pescadores que utilizam este “importante” porto de desembarque de pescado no município de Santa Catarina do Fogo, Alberto Nunes indicou que será um projecto a ser desenvolvido através de uma parceria público-privada, apoiado pelo Governo, através da Pró-Empresa, mas adiantou que já tem financiamento para aquisição de oito arcas frigoríficas para a conservação de pescado.
JR/ZS
Inforpress/Fim