Santa Catarina do Fogo: Câmara municipal e Governo disponibilizam três mil contos para desencravar Baía de Farapó

São Filipe, 18 Mar (Inforpress) – A Câmara Municipal de Santa Catarina do Fogo, em parceria com o Governo, disponibiliza três mil contos ao grupo “Amor Farapó” como apoio para os trabalhos da construção do acesso carroçável à Baía de Farapó.

O presidente da Câmara Municipal de Santa Catarina do Fogo, Alberto Nunes, disse à Inforpress que o valor será disponibilizado em três tranches de mil contos cada, sendo que a entrega da primeira tranche está agendada para o dia 20 de Março na localidade de Fonte Aleixo.

Esse valor visa apoiar o grupo na execução dos trabalhos da construção do acesso e na criação de emprego público.

A construção de cinco quilómetros de estrada que liga Fonte Aleixo Sul à histórica Baía de Farapó é da responsabilidade do grupo “Amor Farapó” que conta com trabalhos voluntários da população residente, dos emigrantes e amigos do grupo e da própria Baía que tem um valor sentimental para as pessoas de Fonte Aleixo e de Santa Catarina do Fogo.

“Farapó é uma baía histórica e refúgio de muitas pessoas na fome dos anos 40 do século XX”, disse o líder do grupo, Tony Avis ou Mestre Avis, acrescentando que a baía é o maior porto piscatório da ilha, com nascente de água e segunda praia da ilha, mas pouco conhecida e visitada devido à inexistência de uma estrada.

Há sensivelmente quatro meses o grupo conseguiu desencravar a baía com o corte da estrada de cinco quilómetros, permitindo acesso de viaturas “todo terreno”, estando neste momento em curso o calcetamento para permitir que outros tipos de viaturas possam chegar a Farapó.

Além da entrega do cheque no valor de mil contos ao grupo, o presidente da Câmara Municipal de Santa Catarina vai presidir, no mesmo dia, à socialização da praça pública da comunidade de Fonte Aleixo que contará com financiamento dos Fundos do Turismo e Ambiente, seguindo depois o lançamento do concurso, prevendo que as obras possam iniciar até meados de Maio.

No dia 20, o edil de Santa Catarina do Fogo vai presidir à inauguração da circular de Estância Roque, construída no âmbito do programa de mitigação da seca e do mau ano agrícola e criação de emprego público.

JR/HF

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos